GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

TRAGÉDIA NA BAHIA

Rui Costa e João Roma visitam áreas afetadas na BA

Foto: Paulo Souza/g1


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o ministro da Cidadania, João Roma, visitaram a cidade de Ilhéus, no sul do Estado, hoje, para monitorar os impactos provocados pela chuva e traçar medidas para conter os prejuízos provocados desde o final de novembro. As chuvas que atingem o Estado desde novembro já causaram a morte de 18 pessoas, segundo o Governo baiano.

Neste fim de semana, barragens se romperam em Vitória da Conquista e em Jussiape e as prefeituras pediram que moradores deixassem suas casas. Em Salvador, moradores de dois bairros também foram orientados a sair de casa na noite de ontem, depois que o nível de chuvas ultrapassou 150 milímetros em 72 horas.

Segundo a Defesa Civil municipal, as chuvas em novembro foram as maiores em 10 anos e as de dezembro também estão acima da média. João Roma esteve também em Nazaré das Farinhas, a cerca de 200 km de Salvador, e visitou as imediações do Rio Jaguaripe, que corta a cidade.

Ele comentou sobre a situação após o aumento do nível da água por causa da chuva. "Como vocês conseguem observar, subiu muito o nível do Rio Jaguaripe. A água invadiu muitas casas. Pessoas desabrigadas, muita destruição também em toda área rural. São pontes destruídas, bueiros, estradas vicinais. Mas o que estamos focando nesse momento é preservar vidas", disse.

Entre sexta (24) e sábado (25), o nível do Rio Cachoeira, que corta a cidade de Itabuna, subiu nove metros, causando prejuízos e a prefeitura informou que decretou situação de emergência no sábado. Cerca 600 famílias estão desalojadas ou desabrigadas e bairro Bananeira é o mais afetado.

A chuva causou consideráveis estragos e agravamento de diversas situações nas vias públicas como destruição de pavimentos, calçamentos, entupimentos de canais, bueiros, saídas de água, alagamento de ruas, queda de encostas. A força da água conseguiu arrastar uma árvore pelo Rio Cachoeira.

Duas pontes principais da cidade precisaram ser interditadas: uma de pedestres, perto da Câmara de Vereadores, e a ponte do Marabá. 


As informações são do g1 Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário