GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Pernambuco autoriza utilização da vacina da Pfizer como reforço da Janssen

Foto: Miva Filho/Secretaria de Saúde de Pernambuco


Pernambuco recebeu na manhã da última quarta (8), e irá distribuir aos municípios nesta sexta (10), 19.450 doses da vacina da Janssen para iniciar a dose de reforço contra a Covid-19 naqueles que fizeram a primeira aplicação com esse imunizante. Contudo, esse quantitativo vai atender apenas 11,2% dos 173.073 pernambucanos imunizados anteriormente com a Janssen.

Por isso, quando o insumo acabar, a orientação é dar continuidade ao reforço com dose da Pfizer. A autorização é baseada em recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e também leva em consideração a falta de previsão pelo Ministério da Saúde (MS) para envio de mais insumo da Janssen para o Estado. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa desta quinta-feira (9).

"Precisamos acelerar o reforço daqueles que tomaram uma dose da Janssen. Com a indisponibilidade do insumo para todos, será possível fazer o reforço com a Pfizer. Alguns pernambucanos já completaram 5 meses da primeira aplicação, sendo indispensável, de acordo com os estudos, aumentar os níveis de anticorpos no organismo, ampliando a proteção contra a Covid-19", afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. Frisa-se que o esquema heterólogo também garante a imunização do indivíduo, conforme comprovação de estudos científicos.

Ana Catarina comentou, ainda, a insuficiência de vacinas da Janssen enviadas pelo Governo Federal. "Precisamos de um quantitativo maior da Janssen, em torno de 173 mil doses, e só recebemos 19 mil. Como a gente sabe que a redução da titulação ocorre de cinco a seis meses após o esquema básico, a gente precisa acelerar essa vacinação para chegar em fevereiro, no período de sazonalidade, com as pessoas com a titulação alta".
Pessoas que foram vacinadas com dose única da Janssen e já tomaram um reforço da Pfizer não precisarão de mais uma dose da Janssen, tendo seu esquema vacinal considerado completo. 

Imunização

Durante a coletiva, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ainda comemorou a marca de 14 milhões de doses de vacinas aplicadas em Pernambuco. "Sem dúvida, é um número muito expressivo. Mas ainda é pouco frente ao risco que corremos de um novo pico da doença. Até fevereiro e março, historicamente nosso período de maior incidência de doenças respiratórias, precisamos alcançar patamares acima de 90% na vacinação completa, bem como percentuais elevados de aplicação da dose de reforço", ratificou.

Além da segunda dose, o gestor destacou a importância do reforço. "As evidências apontam que ao longo do tempo, o organismo vai perdendo a memória imunológica, o que diminui a proteção da vacina ao passar dos meses. Mas nós precisamos chegar no começo de 2022 com a população pernambucana com níveis altos de anticorpos no organismo", concluiu. 

Também foi falado sobre a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, já iniciada em alguns países do exterior e com reserva de 12 milhões de doses da Coronavac para crianças de São Paulo. "A vacinação de crianças contra a Covid-19 é uma questão fundamental. Esse processo já está ocorrendo em outros países, o que deixa o Brasil muito atrasado. Precisamos de mais celeridade nos estudos sobre a aplicação dos imunizantes da Pfizer e a Coronavac no público de 5 a 11 anos", pontuou o secretário André Longo.

De acordo com a superintendente de Imunizações, o Programa Nacional de Imunização defende a vacina para o grupo e tem tido conversas com os estados. "Mas também tem o processo do Ministério da Saúde de fazer a aquisição da vacina", afirmou.

Ela explicou que, mesmo sendo da mesma marca, tem que haver uma diferenciação na posologia do imunizante. "A composição da Pfizer utilizadas em maiores de 12 anos é diferente, são vacinas distintas, não pode usar a mesma em toda a população, além da necessidade da autorização da Anvisa para todo o processo de aquisição para vacinar as crianças. A vacina da Coronavac tem uma tecnologia diferente que a gente já trabalha, e se tiver uma celeridade maior, muitos estudiosos falam que é uma vacina que não teria problema aplicar em crianças por ser uma tecnologia conhecida", elucidou. 

Análise epidemiológica
Durante a coletiva de imprensa, que contou com jornalistas presencialmente e também foi transmitida pelo YouTube, o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que Pernambuco mantém um cenário de estabilidade nos indicadores da Covid-19. Em relação às ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na semana epidemiológica 48, foi registrado o menor número de notificações das últimas quatro semanas. Ao todo, foram 371 casos, uma queda de 8% em uma semana e de 4% em 15 dias. 

Já a Central de Regulação recebeu 227 pedidos por vagas de UTI, uma leve oscilação de 3% para mais com a semana anterior e uma redução de 10% em 15 dias.

"Como venho falando nas últimas semanas, apesar deste cenário de estabilidade e de vivermos um momento de maior tranquilidade em relação à doença, não podemos ter a falsa sensação de que a pandemia acabou. Ainda temos, neste momento, 452 pacientes internados nos leitos de terapia intensiva voltados para quadros respiratórios nas redes pública e privada. E, pelo risco da introdução de uma nova variante e diante do recrudescimento da doença na Europa, a Covid-19 está provando que ainda é uma grave ameaça. Por isso, precisamos manter os cuidados e, fundamentalmente, avançar ao máximo com a vacinação", reforçou Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário