GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

ANIVERSÁRIO DE CEROULA

Troça Ceroula faz 60 anos e traz ao público show repleto de atrações




Uma das troças carnavalescas mais tradicionais do carnaval pernambucano está completando 60 anos de fundação nesta quarta-feira (05). O grupo Ceroula, que desde 1962 alegra foliões nas ladeiras de Olinda irá festejar a data junto aos seus admiradores de forma diferente. No próximo dia 22 (sábado), no Shopping Patteo, em Olinda, os fãs da troça poderão comemorar o momento num evento Open Beer que traz várias atrações. 

O show acontece às 16h no piso G3 e conta com a presença do cantor Diogo Nogueira e dos grupos Fundo de Quintal e Art Popular. De acordo com Carlos Vieira, um dos diretores, os 60 anos não irão passar despercebidos independente do local de comemoração. “Gostaríamos muito de fazer a nossa festa nas ladeiras de Olinda, juntamente com o povo, mas infelizmente ainda não é momento. Estamos tentando fazer o melhor que podemos no momento para que os nossos 60 anos fiquem marcados na história da troça”

 Os ingressos estão à venda no site bilheteriadigital.com ou fisicamente nas Lojas Esposende dos Shoppings Recife, RioMar e Tacaruna. O preço é R$ 130,00. Todos que comparecerem precisam estar adequadas aos protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado.

História

 A Ceroula foi fundada por cinco amigos apaixonados pela Folia de Momo, em 1962, e surgiu para concorrer com o Pijama, outra troça muito famosa na época.  A ideia inicial era sair às ruas de cueca durante o Carnaval. "Existia a Turma do Pijama e a gente queria fazer um negócio parecido. Naquela época, algumas coisas eram proibidas pela censura. Não podíamos sair de cueca, daí veio a ceroula", contou em entrevista ao Jornal do Commercio para o especial de Carnavais Saudosos, publicado em janeiro de 2018, Antônio Aurélio Sales, o Cabela, que faleceu poucos meses depois. A Ceroula começou pequena como uma agremiação de amigos, de familiares e com o passar do tempo foi agregando diversos foliões que se identificavam com a troça.

 Em 1969, ano em que os norte-americanos Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram à lua, Milton Bezerra de Alencar, compôs o Hino da Troça. A composição logo caiu no gosto do povo, o que transformou o hino da Ceroula em um dos mais executados do carnaval pernambucano e ajudou a trazer para a troça inúmeros aficionados:

 “Eu vou este ano à lua, não é privilégio foguete já tem. Eu quero ver se o carnaval de rua, Collins, Aldrin e Armstrong, falam que vai bem. Eu quero ver se tem troça que escolha, como em Olinda que tem a Ceroula, mas se tiver para mim é legal, passarei lá na lua todo o carnaval”.

 A partir de 1987, Ceroula passou a aderir uma ala feminina, saindo a cada 5 anos, e em meados dos anos 2000 as mulheres passaram a abrilhantar anualmente o cortejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário