GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

AULAS SUSPENSAS

Paulista, Ipojuca e Carpina suspendem aulas presenciais devido ao avanço da Covid-19 e Influenza

Nas duas cidades, o semestre letivo será iniciado com aulas remotas. O Governo de Pernambuco mantém o início do ano letivo da rede estadual de ensino para 3 de fevereiro



Os municípios de Paulista e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, anunciaram a suspensão das aulas presenciais devido o aumento de casos de Covid-19 e Influenza A H3N2 no Estado. Nas três cidades, o semestre letivo será iniciado com aulas remotas. O Governo de Pernambuco mantém o início do ano letivo da rede estadual de ensino para 3 de fevereiro.

A decisão sobre o retorno remoto das aulas na rede municipal de Ipojuca, que possui cerca de 21.600 alunos distribuídos em 67 escolas, foi tomada nesta quarta-feira (26). Segundo a prefeitura, diversos servidores estão doentes e encontros presenciais têm alto poder de transmissibilidade. 

As aulas que estavam marcadas para iniciarem no dia 3 de fevereiro voltarão de forma remota. “Não adianta forçarmos uma situação agora e daqui a algumas semanas ver o agravamento dos casos e as unidades de saúde entrando em colapso e termos que parar tudo”, ponderou o secretário de Educação, Francisco Amorim. 

“As aulas na forma presencial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino serão definidas em comum acordo com as instâncias de saúde a partir do mês de março de 2022, após deliberação do Comitê Municipal de Combate ao Covid-19”, diz trecho da portaria da prefeitura de Ipojuca. 

Carpina
Em Carpina, o Decreto 052022, assinado pelo prefeito do município, Manoel Botafogo, nessa terça-feira (25), informa que a suspensão das aulas presenciais está mantida até o dia 14 de março, e que este prazo pode ser prorrogado ou antecipado de acordo com o número de pessoas infectadas e conforme o avanço da vacinação. Na cidade, a data de início das aulas ainda não foi definido.
O secretário de educação do Recife, Fred Amâncio, participa nesta quarta (26) de um encontro em São Paulo, com outros gestores. Na ocasião, haverá debate sobre o retorno das aulas presenciais das escolas municipais

Paulista

Já em Paulista, as aulas da rede municipal de ensino serão retomadas de maneira remota, no dia 7 de fevereiro. A Prefeitura da cidade levou em consideração o aumento no número de casos de Covid-19 provocados pela variante Ômicron, além da epidemia de Influenza, para a suspensão do retorno às aulas presenciais.

A gestão municipal lembra aos pais e responsáveis que a matrícula dos estudantes novatos está sendo realizada presencialmente nas unidades de ensino, das 8h às 16h, até 31 de janeiro, e que a renovação dos alunos veteranos retardatários da rede termina nesta quarta-feira (26).
Documentos necessários
Para a efetivação da matrícula escolar deverão ser apresentados requerimento de matrícula, assinado pelo pai ou pela mãe ou pelo responsável legal, ou pelo (a) estudante (quando maior de 18 anos); documento de transferência provisória ou histórico da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras); cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento.

Também é necessário levar comprovante de residência do último mês com o Código de Endereçamento Postal (CEP); carteira de vacinação atualizada, conforme a Lei Estadual nº 13.770/2009; comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante, conforme a Lei Estadual nº 15.058/2013; uma foto 3x4 recente; comprovante com o número de identificação Social (NIS), se o estudante for beneficiário da Bolsa Família ou equivalente; documento de identificação e CPF dos pais e/ou responsáveis.

Educação Infantil e EJA

A matrícula nos Centros Municipais de Educação e Desenvolvimento Infantil ou escolas municipais que ofertam a Educação Infantil será, prioritariamente, para as crianças que residem na comunidade onde está localizada a unidade de ensino, mediante apresentação do comprovante de residência, e para as crianças que residem em regiões de maior vulnerabilidade social. Para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a idade mínima é de 15 anos completos.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário