GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

IMPOSTOS

Recife: saiba como é feito o cálculo do desconto do IPTU

O valor cheio do imposto não consta no boleto por e-mail, mas vem no carnê que já começou a ser enviado às residências



Contribuintes adimplentes do Recife têm 10% de desconto para pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2022 e 5% caso opte pelo parcelamento em 10 vezes. 

Ao todo, a Secretaria de Finanças da capital pernambucana distribui 359.393 boletos. A primeira parcela e a cota única têm vencimento em 10 de fevereiro.

A Prefeitura do Recife esclarece como funciona o cálculo de desconto. Os adimplentes até 30 de novembro de 2021 são os que possuem direito aos 10% de desconto no pagamento à vista e 5% de desconto no parcelado. As 10 cotas são iguais porque a prefeitura abate os 5% do valor total e distribui entre elas.

Com o recebimento do boleto via e-email antecipamente, ja no início deste mês, contribuintes alegaram dúvida nos valores, uma vez que não apareceu o valor cheio e, quando dividido, as parcelas apresentavam o mesmo valor. "Se o contribuinte for pagar em cota única, tem 10% de desconto. Então a conta aplica mais 5% pra chegar nos 10%", explica a Secretaria de Finanças. O texto do e-mail indica que é apenas na parcela 1, mas o valor foi distribuído entre todas.

A pasta acrescenta que o valor cheio não consta no boleto por e-mail, mas vem no carnê que já começou a ser enviado às residências  Com esse valor, é possível checar o desconto. Por estarem em dia com a prefeitura, os valores já são descontados de forma automática.

Quem não recebeu o pode acessar todos esses valores no Documento Imobiliário Municipal (DIM), disponível no Portal Recife em Dia. A emissão pode ser feita neste link. Basta ter em mãos o Sequencial do imóvel.

Inadimplentes, aqueles com dívidas em 30 de novembro de 2021, têm apenas a opção de 5% de desconto para pagamento à vista. Não há desconto em caso de parcelamento para quem não está regularizado segundo a Secretaria de Finanças.

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário