GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

LIDERANÇA NORDESTINA

Pernambuco lidera contratação de mulheres no Nordeste


Em segundo lugar vem o Ceará (41,2%), seguido da Paraíba (39,68%). Os dados são do Novo Caged. Houve um saldo de admissões de 54.503 homens contra 39.622 de mulheres até novembro de 2021 em Pernambuco. No Estado, 31 municípios dos 194 se destacaram na contratação de mulheres. Curiosamente, 14 estão no Sertão, 10 no Agreste, quatro na Região Metropolitana do Recife e três na Mata Sul.

Na prática, na região sertaneja, caracterizada pelo clima semiárido, pela vegetação de caatinga, irregularidades nas distribuições de chuvas, solos secos e temperaturas elevadas, as mulheres estão se destacando profissionalmente. Os municípios que mais se destacam na admissão de mulheres, em termos quantitativos, são, por ordem alfabética: 

Abreu e Lima, Águas Belas, Altinho, Araripina, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Catende, Cupira, Dormentes, Escada, Ibimirim, Ibirajuba, Itapissuma, Jaqueira, Olinda, Ouricuri, Parnamirim, Petrolina, Riacho das Almas, Salgueiro, Saloá, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria do Cambucá, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Serrita e Sertânia.

Na Região Metropolitana, a cidade que mais se destaca no reconhecimento às mulheres no mercado de trabalho é Olinda. No Sertão, o destaque é Petrolina. No Agreste, Bonito sai na frente, enquanto na Mata Sul, a cidade que mais contratou pessoas do sexo feminino foi Escada. “É muito importante que a desigualdade no mercado de trabalho em Pernambuco esteja sendo reduzida. Fico feliz por Pernambuco estar nesta vanguarda, porque o emprego dá mais autoestima e independência à mulher e, segundo muitos estudos, é mais fácil libertá-la de relacionamentos abusivos”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

RANKING DOS ESTADOS DO NORDESTE

Percentual de contratação de mulheres
Pernambuco – 42,9%
Paraíba – 39,68%
Rio Grande do Norte – 39,24%
Maranhão - 38,94%
Bahia – 37,74%4
Alagoas – 35,66%
Piauí – 31,92%

Nenhum comentário:

Postar um comentário