GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 9 de janeiro de 2022

MORTE NA UPA

Deputado denuncia morte de idoso sem leito em UPA


O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) veio a público denunciar a morte do paciente Israel Fernandes, 74 anos, que deu entrada na UPA de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, no último dia 26 com insuficiência respiratória. Segundo o parlamentar, o idoso ficou 13 dias esperando por leito de UTI. “Ele usava a mesma roupa desde que chegou”, ressalta.

“O paciente já tinha o número de inscrição na Central de Regulação de Leito, mas isto lhe foi negado, mesmo com determinação do Ministério Público obrigando o Estado a lhe conceder o leito em 48 horas. O Governo aplicou investimentos na Saúde, então o que falta é gestão. Se nem a demanda da capital consegue ser atendida, o que as pessoas das demais revisões têm sofrido com o sistema de saúde?”, questiona Romero.

De acordo com o deputado, em janeiro e fevereiro de 2021, o Governo aplicou R$ 908,54 milhões em gastos líquidos na área da saúde. A família de Israel compartilhou com o deputado a frustração com o descaso com a vida do idoso.

“O estado dele era gravíssimo e, mesmo com pedido ao MPPE desde o dia 5, meu tio morreu sem assistência. É um dia difícil para todos nós, pela perda do nosso ente querido e por constatar o descaso com a saúde pública em Pernambuco”, disse Douglas Brito, sobrinho do paciente.

Romero conta que a UPA de Nova Descoberta já foi alvo de outras denúncias durante a pandemia. Falta de leito e lotação são reclamações constantes dos usuários. “Esse senhor sofreu por duas semanas. Outras famílias passaram pelo mesmo, nesta mesma unidade. Quantos outros casos não são denunciados?”, diz o deputado. 

O parlamentar pontua que, segundo o boletim informativo emitido pelo Governo de Pernambuco no dia 6, 150 leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave foram abertos nos últimos 15 dias. “Mas, nos últimos 13 dias, o senhor Israel precisou apenas de um desses leitos, e não conseguiu. Nós já procuramos a Secretaria de Saúde para solucionar outras demandas como essa, porque o nosso entendimento é que existe uma prerrogativa constitucional que obriga o Estado a garantir a cada cidadão o direito à saúde”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário