GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

NÁUTICO - SOCIEDADE ANÔNIMA NO FUTEBOL

Diógenes Braga vê SAF no Náutico com bons olhos, mas rechaça venda: "O clube não pode ter dono, ele é do torcedor"

Diógenes Braga pretende implantar a SAF no Náutico, mas não colocará o clube à venda (Foto: Tiago Caldas/CNC)



Presidente eleito do Timbu critica modelo utilizado por Cruzeiro e Botafogo


“Tendência do futebol”. É dessa maneira que o presidente eleito do Náutico, Diógenes Braga, enxerga a Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O dirigente vê com bons olhos a possibilidade de tornar o Timbu um clube-empresa e assegura que estudos já estão sendo realizados para que isso se torne uma realidade na Rosa e Silva. 

“A gente já tem uma empresa fazendo um estudo do clube no sentido de avançar nessa pauta da SAF. É um caminho sem volta. Não é questão de concordância, é uma tendência do futebol. Pretendo sim, na minha gestão, transformar o clube em uma SAF”, declarou Diógenes Braga ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube de Pernambuco. 

Aprovada no decorrer de 2021, a SAF já vem ganhando adeptos no Brasil. Os casos mais famosos são de Cruzeiro e Botafogo, recentemente adquiridos por investidores. Porém, este não é o modelo que Diógenes quer para o Náutico. O mandatário alvirrubro descarta a possibilidade de ‘vender’ o clube. Na sua visão, o modelo a ser implantado no Timbu prevê que o clube possa ter investidores, não donos.

“A questão é a forma que acontece. Uma coisa é o clube ser vendido, como aconteceu com Cruzeiro e Botafogo, que eu sou contra. Outra coisa é se transformar em clube-empresa e ter investidores. São dois modelos diferentes e que o clube pode optar por qual seguir. Entendo que o clube é um bem público, ele é do torcedor, do associado. O clube não pode ter um dono, na minha opinião. Acho que o poder maior do clube deve ser a assembleia geral de sócios, que o CD tem que ter o poder de fiscalizar o executivo, acompanhar o orçamento e o executivo tem que ter a força de gerir um clube”, concluiu.

Eleito em dezembro, Diógenes Braga tomará posse como presidente do Náutico hoje à noite, em cerimônia na sede do clube, no bairro dos Aflitos. O mandato abrange o biênio 2022-2023.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário