GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

NÁUTICO - TRADIÇÃO MANTIDA

Pelo quinto ano consecutivo, Náutico inicia temporada com paraguaios no elenco

Ortigoza foi o primeiro jogador da 'Era Paraguaia' do Náutico (Foto: Ricardo Fernandes/DP)



Acerto com jogadores do vizinho sul-americano virou rotina nos Aflitos


Esta semana o Náutico anunciou as contratações do volante Richard Franco e do atacante Jorge Ortega, ambos paraguaios. A presença de jogadores vindos do país vizinho já virou rotina no Timbu. Isto porque, entre erros e acertos, desde 2018 o departamento de futebol alvirrubro traz atletas que atuem no Paraguai. Este ano não será diferente.

A ‘Era Paraguaia’ começa com a chegada de Ortigoza, grande nome do elenco do Timbu em 2018, veio como maior contratação do clube naquele ano. ‘Ortigol’ sagrou-se campeão pernambucano, marcou 13 gols com a camisa alvirrubra naquele ano, mas não conseguiu o acesso para a Série B. Ao fim da disputa da série C, transferiu-se para o Paraná.

No mesmo ano, o volante Jorge Jiménez também vestiu o manto alvirrubro. Menos popular que o compatriota, Jiménez atuou em apenas seis partidas em 2018, porém, permaneceu no clube para a temporada seguinte, onde se firmou, caiu nas graças da torcida e atuou em 37 jogos, marcando quatro gols. Foi o único paraguaio do elenco em 2019, foi vice-campeão pernambucano e conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série C. Ao fim do ano, não teve seu vínculo renovado. 

Em 2020, outro atacante do país foi contratado para integrar o elenco do Náutico. Guillermo Paiva fez parte do elenco que não obteve grandes conquistas e quase foi rebaixado novamente para a Série C. Mesmo sem ser titular absoluto, Paiva agradou. Atuou em 28 partidas e marcou quatro gols. Chegou a voltar para o Olimpia-PAR, de onde veio emprestado. Mas em 2021, foi cedido novamente para o Timbu, onde entrou em campo 27 vezes e marcou mais quatro gols. Fez parte do grupo campeão pernambucano de 2021, porém, não agradou tanto e ao fim de 2021, deu adeus ao Timbu.

Entre 2020 e 2021, dois nomes não deixaram saudades nos Aflitos. Júnior Brítez e Jorge Colmán, que vieram como ‘contrapeso’ nos empréstimos de Paiva, pouco atuaram (ou nem atuaram, caso do segundo). Brítez esteve em campo em cinco oportunidades, somando ao todo 77 minutos em campo. Colmán foi relacionado para apenas uma partida, ainda no campeonato estadual, mas nunca jogou. 

Com as chegadas de Franco e Ortega, são sete paraguaios em cinco anos. O Timbu monitora o mercado do país há algumas temporadas e mapeia oportunidades de mercado, já que, por questões econômicas e de moeda dos países, atletas que atuam no Paraguai tendem a ter salários mais baixos em relação ao Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário