GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

NOVAS RESTRIÇÕES

PE reduz público em eventos e amplia cobrança de passaporte da vacina


Pernambuco atingiu o maior número de pessoas com problemas respiratórios internadas em UTIs, em seis meses. Diante disso, o governo determinou, hoje, a redução do público em eventos, com a cobrança de teste negativo para o novo coronavírus. Também anunciou a ampliação da cobrança de “passaporte da vacina” para entrada em locais como bares, restaurantes, museus, cinemas e teatros. As informações são do G1/PE.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde (SES-PE), ontem, 731 pacientes estavam em leitos da rede. Isso significa uma taxa de ocupação de 86%. Um idoso morreu após ficar 14 dias esperando uma vaga de UTI, no Recife. Israel Fernandes de Lira foi internado no dia 26 de dezembro com insuficiência respiratória e teve diagnóstico de influenza A H3N2.

Em 27 de julho de 2021, 745 vagas estavam ocupadas. Além da Covid, o problema é provocado pela alta nos casos de gripe. As novas determinações foram anunciadas após uma reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no Recife. As medidas entram em vigor na sexta (14) e valem até o dia 31 de janeiro.

De acordo com o decreto que altera o Plano de Convivência com a Covid, a comprovação de vacinação, com o "passaporte", será de duas doses ou dose única, para pessoas até 54 anos, e de dose de reforço, para pessoas acima de 55 anos.

Nos eventos, além do passaporte vacinal, será exigida a apresentação de teste negativo de Covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR.

O número máximo de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço ou 3 mil pessoas em locais abertos, e mil pessoas, em locais fechados. Até a sexta (14), vale no estado o limite de 7.500 pessoas em eventos.

Por meio de nota, o governo justificou as novas medidas informando que “a ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda”.

O governador Paulo Câmara (PSB) disse que, além da Covid, Pernambuco passa pela epidemia de Influenza. Por isso, informou, é preciso ampliar a exigência do “passaporte da vacina” e “diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”. Segundo a nota, o governo apresentará detalhes sobre o novo protocolo para eventos na terça (11), às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário