GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

PROPAGANDA PARTIDÁRIA

Presidente sanciona regras para propaganda partidária em rádio e TV

Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em Rede Nacional de Rádio e Televisão. Foto: Isac Nóbrega/PR


Medida foi publicada hoje no Diário Oficial


O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que regula a propaganda partidária no rádio e na TV.

Com um veto, o texto, que altera a chamada Lei dos Partidos Políticos, aprovado pelo Senado em dezembro, foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

Diferentemente da propaganda eleitoral, divulgada nos horários gratuitos, em anos de eleições, para a apresentar candidatos e suas propostas, na propaganda partidária, que estava extinta desde 2017, as legendas divulgam suas ações.

No texto original do Senado a ideia era que as inserções fossem pagas com recursos públicos do Fundo Partidário, a partir de novos aportes da União para cobrir os gastos.

Na Câmara, os Deputados decidiram retomar a mesma regra de antes da extinção, no qual as propagandas partidárias eram financiadas com compensações fiscais às emissoras que as veiculavam.

Na versão final, os senadores concordaram com a alteração, mas esse o trecho foi vetado pelo presidente Bolsonaro. Na justificativa o presidente diz que a compensação fiscal às emissoras “ofende a constitucionalidade e o interesse público” por instituir benefício fiscal com consequente renúncia de receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário