GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 16 de janeiro de 2022

RECOMENDAÇÕES ALTERADAS

Covid: entenda as novas recomendações de isolamento


O Ministério da Saúde alterou as recomendações de isolamento de infectados com a covid-19. O período passa de 10 para 5 dias nos casos em que a pessoa tiver um teste negativo e estiver sem sintomas da doença. Antes, o isolamento recomendado era de 10 dias para os assintomáticos. 

Há algumas regras que precisam ser cumpridas, como ausência de febre nas últimas 24 horas, sem uso de medicamentos. O teste pode ser PCR ou de antígeno.

A partir de 7 dias, caso não haja sintomas ou uso de remédios, é possível sair do isolamento sem fazer o teste. Caso os sintomas continuem depois desse período, a recomendação da pasta é que seja feito o teste PCR.

Se o resultado for positivo, o isolamento recomendado é de 10 dias, até que o paciente esteja sem sintomas.

Entenda as novas recomendações de isolamento:

A alteração passa a constar no Guia de Vigilância Epidemiológica. Eis a íntegrado documento (3,4 MB).

O anúncio da mudança nas regras do isolamento foi feito em entrevista em 10 de janeiro. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usou como exemplo o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA), que adotou essa mesma recomendação. “O governo francês está inclusive autorizando profissionais de saúde que estão positivos a atender na linha de frente”, afirmou.

Em 27 de dezembro, O CDC diminuiu tempo recomendado de isolamento para casos confirmados de covid-19 de 10 para 5 dias. O órgão segue recomendando o uso frequente de máscara por mais 5 dias quando o paciente estiver em contato com outras pessoas.

Antes do anúncio do Ministério, o Governo de São Paulo havia decidido reduzir o tempo de isolamento. No caso do Estado, a recomendação é para as pessoas vacinadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário