GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

ANIVERSÁRIO DO CLUBE ELEFANTE DE OLINDA

Sem desfile de rua, Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda completa 70 anos

Clube saiu às ruas pela primeira vez como uma brincadeira e hoje é Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco. (Instagram Elefante de Olinda/Reprodução)

O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda completou 70 anos, sábado (12). Dessa vez, a comemoração ocorreu apenas de maneira simbólica nas mídias sociais. Isso ocorre, pois o Carnaval de rua em 2022 está cancelado pelo segundo ano consecutivo na cidade. Segundo a Prefeitura, um auxílio financeiro será disponibilizado para quem depende da festa. Em coletiva de imprensa, a gestão afirmou que a decisão foi tomada para evitar a disseminação da Covid-19, levando em conta, também, a alta nos casos de influenza e da ômicron. O Clube tornou-se Patrimônio Vivo da Cultura pernambucana no dia 4 de dezembro de 2020.

"Este ano, infelizmente, devido à pandemia, mais uma vez não haverá desfile na rua, mas não poderíamos deixar de registrar este 12 de fevereiro sem a apresentação do novo estandarte de bodas de vinho, feito pelo “elefantista” apaixonado Claudionor Filgueira. Do mesmo modo, expressamos nossa gratidão pela linda arte da camisa a Julio Klenker, que durante um desfile conheceu e se apaixonou à primeira vista pela agremiação. Por fim, mas não menos importante, agradecemos demais a todo mundo que segue e ama o Elefante de Olinda e que separou a camisa encarnada para usar neste sábado em comemoração", publicou a direção do Clube Carnavalesco. 

"O Elefante segue vivo e continua pulsante nos corações e nas lembranças dos foliões e foliãs. Sigamos em frente, na esperança de que, em breve, recuparemos as ruas para pintarmos as ladeiras de Olinda de vermelho encarnado novamente!", complementou.

O diretor de cultura de Olinda, Alexandre Miranda, ressaltou a referência que Elefante tem com a cidade e citou seu hino, "que é praticamente o hino do Carnaval de Olinda.

"Elefante é importantíssimo para a identidade cultural de Olinda, pois há 70 anos transmite muita alegria e irreverência pelas ladeiras da cidade. Independente de não ter ido às ruas nos últimos dois anos, ele está sempre no imaginário coletivo dos que amam o Carnaval de Olinda", ressaltou.

História
O Elefante nasceu de uma brincadeira de amigos, segundo o Clube. No dia 12 de fevereiro de 1952 Alrivelto Lopes, Caio Gomes, Élcio Siqueira, Walter Damasceno, Claudio Nigro, Expedito e Marcone Felizola saíram da Rua do Bonfim em direção aos Quatro Cantos. Além de alegria carregavam um biscuit, que é uma espécie de massa de modelar, de um elefante.

De acordo com o Clube, a brincadeira pegou tão forte que no ano seguinte a recém-nascida troça já desfilava com um estandarte. "Os uniformes eram emprestados pelo Bonfim Atlético Clube, que não mais existia, mas terminou por batizar com suas cores o futuro gigante". 

"O causo logo inspirou a criação de uma agremiação carnavalesca. Trajando os uniformes emprestados do Bonfim Atlético Clube, adotaram o encarnado e branco que, junto com o elefante, se tornaram símbolo do carnaval do povo de Olinda. Ao logo dos anos, o Clube Elefante de Olinda edifica as expressões populares e ajuda a moldar o carnaval plural e democrático da Marim dos Caetés – cidade inspiração e detentora de todo o seu amor, como lembra o hino", escreveu a direção do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, nas mídias sociais.

Em 1968 a troça virou clube e eternizou-se de vez no Carnaval de Olinda com seu hino, uma das músicas mais ouvidas e cantadas a plenos pulmões nos carnavais da vida. Atualmente o Clube é considerado Patrimônio Vivo da Cultura de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário