GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

CORONAVÍRUS

SES-PE atualiza protocolo de isolamento de casos positivos para Covid-19

Foto: Bruna Costa/Esp.DP

Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação se reuniram, na manhã desta segunda-feira (31), para discutir e atualizar o protocolo estadual para o afastamento das funções dos casos confirmados para Covid-19 e isolamento. Para as pessoas com diagnóstico positivo da doença, seja caso sintomático ou não, a nova recomendação é a manutenção do isolamento por sete dias e retorno às atividades no oitavo dia, sendo necessário observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente sintomas respiratórios e a febre. Anteriormente, o Estado sugeria 10 dias, mais 24 horas sem sintomas, para sintomáticos, e 7 para assintomáticos. 

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, reforça que a decisão do Comitê Técnico se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas membros do grupo, que constantemente analisam o cenário da pandemia em nosso Estado. “Com a mudança no protocolo estadual, Pernambuco passa a igualar os casos sintomáticos e assintomáticos. A partir de agora, os casos positivos para doença, independente da presença de sintomatologia, passam a cumprir o isolamento de 7 dias. É importante deixar todos atentos a necessidade do cumprimento desse protocolo para proteção dos contatos próximos. Para o retorno às atividades cotidianas e de trabalho, este paciente precisa contabilizar pelo menos 24 horas sem sintomas, não sendo necessário realizar novo teste”, explicou. 

O médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro, destacou, na reunião, o comportamento das variantes da doença. “Temos observado que o comportamento virológico da ômicron é mais curto, porém bastante importante, por isso precisamos estar atentos aos sinais e sintomas e a manutenção do isolamento, além do uso de máscara de forma correta”, afirmou o médico.

Os membros do Comitê Técnico ainda reforçaram a manutenção do afastamento de determinados profissionais dos serviços de saúde que apresentam fator de agravamento para a doença. “Resolvemos manter as recomendações já vigentes. Os profissionais com obesidade, ou seja, com IMC acima de 40, idosos acima com 70 anos e mais, gestantes e pessoas vivendo com HIV/Aids devem permanecer afastados. Entendemos que estes trabalhadores devem ser protegidos devido às suas condições, ainda mais neste momento de aceleração da circulação da variante ômicron da Covid-19”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário