GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

RECOLHENDO AUTOTESTES

Anvisa determina recolhimento de autoteste para Covid-19

Foto: CB/D.A. Press


Foi suspensa, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fabricação, comercialização, uso e propaganda do autoteste para covid meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, produzido pelo Laboratório Mendelics.

A medida, publicada nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU), foi uma consequência da divulgação do produto no site do fabricante antes da liberação da agência. O produto será recolhido imediatamente.

De acordo com a Anvisa, houve uma infração à legislação sanitária já que o laboratório anunciou a comercialização do produto antes da confirmação de autorização. A nota do órgão diz que "os produtos sujeitos à vigilância sanitária precisam estar regularizados na Anvisa previamente à sua divulgação e comercialização".

Anteriormente ao descumprimento do meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, as empresas Empreendimentos Pague Menos, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco e Raia Drogasil já haviam sido repreendidas pela Anvisa pelo mesmo motivo. A agência publicou quatro resoluções em desfavor dos estabelecimentos. 

Até o início de fevereiro, a Anvisa estava analisando 10 pedidos de fabricantes de autotestes. O prazo para uma resposta é de 30 dias a partir da solicitação e daria prioridade para o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário