GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

RESTRIÇÕES EM PERNAMBUCO

Ômicron segue avançando em Pernambuco e governo discute novas restrições

Fotos: Heudes Regis/SEI.

Na tarde desta quinta-feira (3), em coletiva de imprensa, o secretário de saúde André Longo e a Superintendente de Imunizações de Pernambuco Ana Catarina de Melo trouxeram novas informações relacionadas ao avanço da pandemia na quarta semana epidemiológica de 2022 no estado.

O balanço da semana registrou pela terceira vez consecutiva a diminuição nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), resultado da diminuição do número de contaminados pela influenza H3N2. No entanto a variante Ômicron segue avançando, com 650 pedidos de ocupação para leitos de UTI. Por conta disso, desde o fim de 2021, 802 novos leitos foram abertos, com previsão para criação de mais 400 vagas.

Longo pregou cautela na contabilização do número de óbitos, visto que muitos não estão relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Temos muito cuidado para falar sobre esses óbitos. Todos estão sendo testados, mas é importante diferenciar quais pacientes estão falecendo por conta da Covid-19 e os que testaram positivo mas morreram por conta de outras doenças de base. Na semana que vem será feita uma força-tarefa para passar os números mais fidedignos possíveis para a população”, disse.

Sobre o Carnaval, previsto para o dia 28 deste mês, o secretário disse que as decisões sobre a data serão tomadas na próxima semana. “Estamos avaliando o cenário, e devemos nos posicionar a partir da próxima segunda-feira, quando os dados da quinta semana epidemiológica já estarão disponíveis, para assim anunciar como as atividades no período carnavalesco deverão acontecer”.

Com relação à velocidade no avanço da vacinação infantil, Ana Catarina reconheceu que o fluxo tem sido lento, no entanto afirmou que o processo não é idêntico à imunização em adultos. “Levando em consideração o histórico de vacinação de crianças no estado, de fato está lenta, mas os municípios têm reservas em seus estoques e temos distribuído novos lotes. A vacina infantil tem várias recomendações, o que acaba retardando o processo, e por isso desde dezembro recomendamos a vacinação em creches e escolas, para assim agilizar essas ações”, disse.

Também foi anunciado a chegada de um novo lote de 317.400 vacinas Jansen. De acordo com a Superintendente, elas podem ser usadas como dose de reforço, no caso daqueles que fizeram o uso da vacina Pfizer, como também para iniciar o ciclo vacinal naqueles que ainda não tomaram a primeira dose.

Como de costume, Longo manteve o discurso sobre a importância de completar o ciclo vacinal e sobre a influência da mesma na saúde da população. “Para frear a circulação viral, precisamos do engajamento de todos, com respeito aos protocolos e reforço aos cuidados. É de suma importância avançar na vacinação. Por mais que a vacina não impeça a infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito maior”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário