GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 28 de março de 2022

A FORÇA DO RÁDIO

Rádio se consolida como queridinho dos presidenciáveis


Apenas em fevereiro, os quatro concorrentes mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto (Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro) deram cerca de 30 entrevistas a rádios país afora.

Estações como Rede Nordeste de Rádio, Progresso FM de Juazeiro do Norte (CE), Rádio Verdes Mares de Fortaleza, Rádio Capital de Cuiabá, Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Difusora de Mossoró (RN) celebraram a conversa com os presidenciáveis ? e deixaram que eles falassem à vontade.

“Para a estação e também para o ouvinte daquela localidade, é um evento muito grande um candidato à Presidência da República ir a sua cidade para falar com o veículo local”, afirma Murilo Cesar Soares, professor de sociologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“O eleitor pensa: ‘Nossa, ele veio aqui’ ou ‘esse candidato falou na rádio aqui da região’. E acaba se sentindo prestigiado”, diz o professor. Gerar esse tipo de sentimento, avalia ele, é muito importante numa campanha eleitoral.

O crescimento na pandemia - Apesar de não ter o apelo das novas mídias, como o “streaming” e as redes sociais, o rádio tem crescido em número e grau e isso vem chamando a atenção dos estrategistas de campanha. Antes da pandemia, em 2019, segundo o Ministério das Comunicações, o total de rádios no Brasil era de 9.000 emissoras. Hoje, são 10.176 – um crescimento de 13%.

A audiência também vem aumentando. Entre o último trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, o rádio teve um crescimento de três pontos percentuais no total de ouvintes, segundo os dados de medição de audiência da Kantar Ibope Media. Cada ouvinte passa cerca de 4h14min por dia sintonizado em suas emissoras preferidas.

Com mais gente trabalhando de casa ? pelo menos nas grandes cidades ?, a audiência do rádio, até então concentrada nos carros, durante os períodos de deslocamento no trânsito, passou para os lares. Tradicionalmente, o rádio é visto como uma companhia para os ouvintes. E, no interior, sua força é a regionalidade: a emissora local é a que divulga os fatos da comunidade.

“Em muitas localidades, não há o jornal impresso ou o site de notícias da cidade. Mas tem a emissora de rádio”, diz o publicitário baiano Fernando Barros, fundador da agência Propeg. Barros já trabalhou com candidatos em mais de 30 eleições e diz ter perdido apenas seis delas.

Para se ter uma ideia da capilaridade do rádio, o Brasil tem 5.570 cidades. Das 10.176 emissoras do território nacional, 4.746 são comunitárias ? ou seja, rádios em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1 quilômetro a partir da antena transmissora, segundo a legislação brasileira. Outras 4.129 são FMs e 1.115 são AM, além das ondas curtas e tropicais.

Ele chega a todo território nacional e é ouvido com frequência por 81% da população, segundo a Kantar Ibope Media. É uma cobertura que a internet ainda não tem: 25% da população nacional não possui acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada no ano passado.

Palco livre’ para os candidatos - Não é só por serem veículos de grande alcance que os presidenciáveis dão atenção às rádios. “Nem sempre os veículos de primeira grandeza estão disponíveis para o candidato falar o que quer. E isso acontece com as pequenas emissoras”, afirma Barros.


por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário