GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 3 de março de 2022

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Arquidiocese de Olinda e Recife dá início à Campanha da Fraternidade 2022

Abertura da Campanha da Fraternidade 2022 no Ginásio Pernambucano                                                                                                                                                                                  - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco


Com o tema "Fraternidade e Educação", o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, lançou a campanha no Ginásio Pernambucano



Com o tema “Fraternidade e Educação” e lema (inspirado em Pr 31,26) “Fala com Sabedoria, ensina com amor”, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, deu início à Campanha da Fraternidade (CF) 2022. O lançamento foi realizado no prédio do Ginásio Pernambucano, localizado na Rua da Aurora, no Recife, na tarde desta quarta-feira (2). 

A programação se encerrou com a celebração da Missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma.  “É o início de um tempo de muita oração, penitência e caridade, com o propósito de conversão, e de preparação para a Páscoa do Senhor”, explicou Dom Fernando Saburido. A Santa Missa pode ser revista no YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife

De acordo com o arcebispo, a reflexão do tema deste ano será levada para todos os recantos da igreja

“A principal motivação da Campanha da Fraternidade é promover o debate. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está fazendo uso também do pacto que foi feito entre o governo e a Santa Sé e inclui também a questão da educação. A gente percebe que a educação está sendo muito deficiente na formação religiosa das escolas. É um ponto que a gente precisa despertar e investir nesse sentido, sobretudo no ensino médio que é importante que as crianças tenham também a possibilidade de ter algum conhecimento da vida religiosa”, destacou. 

Em trecho da mensagem escrita por Dom Fernando sobre a Campanha deste ano, ele pontua que o grande desafio é sair da pandemia da Covid-19 com mais responsabilidade ao próximo

“Na realidade atual que vivemos, todas as pessoas de boa vontade estão de acordo que o grande desafio atual é como sairmos dessa pandemia não para simplesmente voltar ao mundo como era antes, o que, de certa forma, se verifica como impossível e sim tendo aprendido com esse tempo de sofrimento, saímos com mais responsabilidade uns com os outros e como humanidade no cuidado com a casa comum, o planeta em que vivemos”. 

Escolha dos locais 

Para a Arquidiocese de Olinda e Recife, relacionar o tema da Campanha da Fraternidade ao local do lançamento tem o propósito de levar o fiel à reflexão para a conversão. Este ano, como o tema é voltado para a educação, o lançamento aconteceu na instituição de ensino Ginásio Pernambucano. 

“Consideramos uma escolha muito feliz do local: uma instituição de ensino pública, central, por onde passaram na juventude pessoas importantes na história de nosso Estado. Uma escola de referência que é cartão postal da cidade”, disse Dom Fernando. 

Em 2016, para o tema “Biomas Brasileiros”, o evento aconteceu no Jardim Botânico; em 2018, o tema foi “Superação da Violência” e teve como local do lançamento a Fazenda da Esperança de Jaboatão; já em 2020, o tema foi “O Compromisso de Cuidar do Outro” e a abertura foi realizada no auditório do Hospital da Restauração. 

No ano passado, com o tema “Fraternidade e Diálogo”, o evento aconteceu na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB, dialogando com bispos e sacerdotes das quatro províncias que compõem o Regional: Rio Grande do Norte; Paraíba; Pernambuco; e Sergipe.  

Lançamento no Brasil 

Todos os anos, a CNBB realiza a Campanha da Fraternidade no Tempo Litúrgico da Quaresma, que consiste no período de preparação para a Páscoa. Na apresentação do Texto-Base da 58ª edição nacional da CF, a presidência da CNBB pontuou que “a Quaresma é um tema favorável para a conversão do coração” e que a Campanha tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade e a um problema concreto da sociedade brasileira. 

Por Tarsila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário