GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 1 de março de 2022

CRISE NA UCRÂNIA

Zelensky pede procedimento para adesão rápida na União Europeia

Foto: PRESIDÊNCIA DA UCRÂNIA / AFP


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu por uma entrada imediata do país governado por ele à União Europeia nessa segunda-feira (28). Pelo Twitter, por onde tem comentado sobre as medidas diplomáticas para receber apoio em meio à guerra, Zelensky falou que se reuniu com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Segundo ele, os dois conversaram sobre o reforço às defesa da Ucrânia, assistência financeira e adesão do país ao bloco. “Este é o início de uma nova página na história de nossos estados... A Ucrânia deve se tornar parte da UE”, disse à imprensa internacional logo depois do encontro. Mais tarde ele adicionou que “A Ucrânia está combatendo o invasor com armas nas mãos, defendendo sua liberdade e seu futuro europeu”.

Para Zelensky o processo de adesão precisa de trâmites rápidos para que a entrada na zona do euro tenha efeitos imediatos. “O nosso objetivo é estar ao lado de todos os europeus e, mais importante, ser igual. Estou certo de que é justo. Estou certo de que o merecemos”, afirmou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.

O pedido é uma reiteração do que o presidente ucraniano havia afirmado no sábado (26/2). “Está na hora de encerrar, de uma vez por todas, a longa discussão e decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia”, declarou logo depois de falar ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

A entrada da Ucrânia no bloco foi o pivô das manifestações de 2014 que levaram a população às ruas por mais dois meses e culminaram com a deposição do então presidente Viktor Yanukovych.

 Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário