GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de março de 2022

ELEIÇÕES 2022

Com janela partidária aberta, candidatos pernambucanos começam a se movimentar

Foto: Paulo Paiva / DP


prazo para que candidatos mudem de partido sem risco de perder o mandato, a chamada janela partidária, teve início semana passada e já movimenta o cenário político pernambucano. Somente nesta quinta-feira (10), dois parlamentares anunciaram novos rumos. O deputado estadual Adalto Santos deixou o PSB para se juntar aos novos correligionários do Partido Progressista (PP), cujo presidente estadual é o deputado federal Eduardo da Fonte. E o ex-deputado Paulo Rubem anunciou sua desfiliação do PSOL depois de seis anos na legenda, sem divulgar para onde irá. A janela partidária ficará aberta até o dia 1º de abril.

A assinatura da nova filiação de Adalto Santos reuniu no Recife lideranças partidárias de quase todo estado. Com falas acaloradas e acolhedoras, o mais novo membro do Progressista chega ao partido com o objetivo de fortalecer a sigla na Assembleia Legislativa a partir de 2023. O deputado já atua na Casa Joaquim Nabuco há três mandatos, todos pelo PSB, e agora irá disputar o quarto no partido novo. Sobre a decisão de sair do partido que encabeça a Frente Popular - que pretende eleger Lula a presidente nessas eleições -, Adalto explica que sua contribuição já foi dada. "Estava no PSB há 12 anos e nesse novo cenário eu não iria fazer oposição ao governo do estado, a quem credito grandes ações em prol de Pernambuco. 

Mas apoio a continuidade do atual presidente Jair Bolsonaro. Eu chego no PP, também pensando no cenário nacional. Considero o atual presidente um defensor da família. Por isso, continuarei na base do atual governo", explicou.

Para Eduardo da Fonte, o apoio do mais novo membro do partido ao atual governo se assemelha ao perfil de outros quadros dentro do PP. "Todos têm a liberdade de defender os seus ideais, principalmente em um partido de Centro como o nosso. Respeitamos a decisão de todos para votarem no presidente em que eles escolherem. Adalto é um grande quadro da política pernambucana que o Partido Progressista recebe a partir de hoje. Representa um segmento que demonstrou a confiança nele que é o público evangélico", completou.

Após seis anos filiado ao PSOL, o professor e ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago se desfiliou da legenda socialista nesta quarta-feira (9). O anúncio foi feito nas redes sociais do político, que se opunha à política de alianças promovida pela corrente majoritária do partido e às decisões internas do diretório pernambucano.

"Entrei em 2016 por convicção, em apoio à campanha municipal no Recife. Ajudei como pude na campanha de Dani Portela ao governo em 2018. Sempre estive aberto ao debate e ao diálogo com todas as forças que integram o partido. Saio agora também por convicção. Sigo defendendo a máxima democracia interna no partido político, participação livre dos filiados e filiadas em todos os debates, com diálogo, construção coletiva e projeto comum de partido e de sociedade. Sem isso os erros históricos da esquerda só se repetirão", afirmou, numa publicação.

Antes de entrar no PSOL, Paulo Rubem foi filiado ao PT por 28 anos. Pela sigla, foi eleito vereador do Recife, deputado estadual e deputado federal. Deixou o partido em 2007, migrando para o PDT. No PSOL, participou das eleições de 2018 como candidato a deputado federal %u2013 não obtendo êxito. Foi o início de uma série de derrotas.

Em 2020, o ex-deputado pleiteou a indicação do partido para concorrer à Prefeitura do Recife. A legenda, no entanto, aliou-se ao PT de Marília Arraes, indicando o advogado João Arnaldo para a vice. Um dos pré-candidatos do PSOL ao Governo de Pernambuco para as eleições deste ano, Paulo abriu mão da disputa no fim de 2021, alegando discordância com a forma que o processo estava sendo realizado.

Na visão do ex-deputado, "partido de esquerda é partido de construção coletiva, não de um grupo ou corrente". Apesar disso, encerrou a postagem desejando "uma boa disputa eleitoral" à sigla que integrou nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário