GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de março de 2022

HOMENAGEM SEM A BANDA NAÇÃO ZUMBI

Solenidade renomeia Teatro Guararapes em homenagem a Chico Science e causa polêmica com a banda Nação Zumbi

Nação Zumbi fica de fora da cerimônia e se manifesta em redes sociais. Foto: Matheus Ribeiro.


Em 1966, nascia uma lenda que mudaria para sempre a cultura pernambucana e deixaria uma marca inestimável com sua união do maracatu, hip-hop, rock e frevo. Chico Science foi um dos responsáveis pela criação do Manguebeat, um dos movimentos artísticos mais revolucionários da década de 1990, e, por esse legado, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, dá o seu nome ao Teatro Guararapes que, a partir desta quarta-feira (30), recebeu o nome de Teatro Guararapes Chico Science. 

Quem ficou de fora desse momento, no entanto, foi a banda Nação Zumbi, que se manifestou em redes sociais estendendo a falta do convite à família do artista. “Troca de nome do teatro Guararapes para Chico Science sem a presença de ninguém da banda e sem a presença de Tainá (filha de Chico), não dá, né? Sem legitimidade”, comentou a conta oficial da banda no Twitter. Procurada, a Secretaria informou que convidou a família de Chico Science e um dos integrantes da banda (leia a íntegra da nota abaixo).

O foyer do teatro foi o local escolhido para a cerimônia de renomeação, que aconteceu às 10h, com a presença do secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, do presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, do secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, e do secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo.

“Os versos de Chico Science são cantados até hoje por gente de todo o canto do País. Dar o seu nome ao principal teatro do Centro de Convenções, uma das maiores plateias do Brasil, reforça o compromisso do Governo do Estado com a cultura, a arte e o entretenimento para a população e para os visitantes que aqui chegam. Esta homenagem chega num momento especial, que é a retomada a todo vapor das atividades turísticas e culturais. Tenho certeza de que o espaço, que agora leva o nome de Chico Science, vai sediar ainda muitos momentos inesquecíveis”, comemora o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, ressaltou como Pernambuco está vivendo um bom momento no turismo. “É uma honra para o Centro de Convenções de Pernambuco, que é administrado pela Empetur, contar agora com um teatro que leva o nome de um artista tão importante para o Estado, como Chico Science. A mudança foi atribuída como uma forma de lembrarmos da sua contribuição para o cenário fonográfico, mas também por queremos testemunhar o desabrochar de outros artistas, estilos musicais e formas de expressão artística no palco principal do Teatro Guararapes", comentou.

O espaço do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, passou por um processo de revitalização que foi coordenado pelos setores de Operações e Marketing da Empetur. O jardim ao redor do teatro foi remodelado com 470 plantas novas e placas com a planta do teatro foram instaladas já com o novo nome, juntamente com uma placa de bronze com dedicatória sobre o velório do músico.

Nota Oficial:
A Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur esclarecem que a família de Chico Science e a banda Nação Zumbi foram convidados para a cerimônia em homenagem a Chico Science, que agora dá nome ao principal teatro do Centro de Convenções. Na impossibilidade de Louise, filha do cantor participar do evento – devido a uma viagem -, a família foi representada pelo irmão do artista, Jeferson França. O cantor Jorge Du Peixe e a empresária da banda Nação Zumbi, Ana Almeida, também foram convidados e não puderam comparecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário