GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 21 de março de 2022

MORRE O RUBRO NEGRO SILVIO PESSOA

Morre, aos 86 anos, Sílvio Pessoa, ex-vice-prefeito do Recife e ex-procurador-geral de Pernambuco

Silvio Pessoa de Carvalho - Foto: Acervo Pessoal


Sílvio Pessoa morreu em casa, na tarde deste domingo (20)



O ex-vice-prefeito do RecifeSilvio Pessoa de Carvalho, faleceu na tarde deste domingo (20), aos 86 anos, na capital pernambucana, por causas naturais. Ele estava em sua residência, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte recifense, quando foi encontrado sem vida.
Silvio atuou como vice no mandato do atual senador Jarbas Vasconcelos (MDB). Ao longo da sua trajetória, ele ainda foi procurador-geral de Pernambuco, deputado estadual e deputado federal. Além disso, no biênio 1973-1974 ele foi presidente do Sport Club do Recife. Desde 3 de janeiro deste ano, Silvio estava internado no Hospital Esperança, localizado no bairro da Ilha do Leite. O internamento ocorreu por conta de uma isquemia que tornou necessária a sua ida à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele seguiu no Esperança até a quinta-feira da semana passada, quando teve alta hospitalar. Silvio completaria 87 anos no mês que vem. Ele deixa a esposa, quatro filhos e cinco netos. 

Na política, Sílvio foi eleito duas vezes deputado estadual, perdendo o mandato em 1969 pelo AI-5, durante a Ditadura Militar. Por duas oportunidades, foi secretário da Prefeitura do Recife. Em 1967, secretário da Justiça, e em 1986, foi secretário de Finanças. Em 1992, foi secretário estadual de Justiça, durante a gestão do governador Carlos Wilson. Entre 1993 e 1994, foi vice-prefeito do Recife, durante a gestão de Jarbas Vasconcelos. Em 1996, assumiu a vaga de Roberto Magalhães na Câmara dos Deputados, exercendo o mandato de deputado federal até janeiro de 1999. Após o período na Política, comandou a Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE) entre 1999 e 2006. Sílvio também foi presidente do Sport entre 1972 e 1974. 

“Dr. Silvio Pessoa deixa um legado de honradez e coragem. Marcou a Procuradoria e os procuradores que com ele conviveram pela pronta disposição em compartilhar conhecimento e incentivar os mais jovens. Tive o privilégio de ser nomeado e tomar posse durante sua gestão e com ele aprendi desde logo os atributos de um verdadeiro homem público. Nossos profundos sentimentos ao seu filho e nosso colega Frederico Carvalho e a toda a família de dr. Sílvio”, afirmou o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, em nota de pesar.

Também na nota, a PGE-PE destacou que Sílvio está "entre os grandes nomes que marcaram a história" da instituição. 
     
"Sílvio Pessoa de Carvalho está entre os grandes nomes que marcaram a história da PGE-PE. Não apenas pela relevância do cargo que ocupou durante oito anos, mas, sobretudo, pela sua valiosa contribuição para a consolidação e o engrandecimento da instituição", diz trecho da nota divulgada pela PGE-PE.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário