GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 12 de março de 2022

RECIFE 485 ANOS

Aniversário do Recife tem programação extensa neste fim de semana

Prefeitura organiza atividades já a partir desta sexta-feira (10), com novo espaço de convivência, reabertura de memorial a Chico Science e serviços de saúde.



Mais antiga dentre as capitais dos estados brasileiros, o Recife completa 485 anos neste sábado (12). Em reverência a todo esse passado, que diz muito também sobre a importância da cidade hoje, a Prefeitura organiza uma série de atividades descentralizadas pelo município. Entre elas, há passeios temáticos, serviço de saúde, ações culturais e intervenções urbanas.

Espaço de convivência
A programação começa já nesta sexta-feira (11), com a inauguração de um espaço de convivência, batizado de R.U.A. dos Amores, na avenida Barbosa Lima, no Bairro do Recife. O local, construído em parceria com a empresa O Boticário, conta com sete painéis de artes visuais inspiradas no amor. 

As peças têm as assinaturas de Manoel Quitério, Joana Lira, Bozó Bacamarte, Jeff Alan, Paula di Aguiar, Jade Matos e do coletivo Aurora das Estrelas. Também tem bancos, um varal coberto por sombrinhas de frevo e um barquinho inclusivo, onde as pessoas podem descansar e tirar fotos.

Mais Vida nos Morros e Parquinho da Vacina
No sábado (12), a programação é retomada com um mutirão do projeto Mais Vida nos Morros no Alto Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Vasco da Gama, Zona Norte. Ao longo do dia, 60 casas serão pintadas, com o apoio das Tintas Coral.

Além disso, o programa vai promover, pela primeira vez, um mural de arte urbana no perímetro entre a rua José de Rebouças e a escadaria da rua Antônio Pinto Lapa.

Também no Vasco da Gama, na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, será montado um Parquinho da Vacina, que ficará disponível das 9h às 16h para a aplicação de doses contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. É preciso levar documento oficial do pequeno e do responsável, que deve comprovar relação de parentesco. No caso de ausência de um dos pais ou responsáveis, a vacinação é autorizada por um termo de consentimento por escrito.

Museu da Cidade do Recife
Na área cultural, o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, vai oferecer uma programação especial gratuita em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Das 14h às 16h, o arte-educador Emerson Pontes vai conduzir a oficina de cartografia “A Cidade e o Museu”, em que os pequenos serão convidados a criar um mapa afetivo da capital pernambucana.

Mas também tem atividade para os adultos. Uma edição comemorativa com mapas dos anos 1950, ilustrados pelo pintor e desenhista Manoel Bandeira, será lançada pela Cepe, que os reimprimiu em papel offset, de 69x50 cm. Um deles, intitulado “Monumentos e Curiosidades do Recife”, destaca 74 pontos turísticos da cidade, incluindo igrejas, mercados, monumentos e edificações históricas. O produto será vendido por R$ 30.

Olha! Recife
O projeto da Secretaria de Turismo e Lazer, que oferece tours gratuitos pela cidade, promoverá cinco passeios neste sábado (12), no domingo (13) e na quarta-feira (16). Entre os destinos, estão trajetos a pé, de bicicleta ou de barco pelo rio Capibaribe. Os interessados devem se inscrever pelo site do programa.

Paço do Frevo
O espaço cultural localizado na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, realizará, também no sábado, a quinta edição do “CarnavalIsaar”, no terceiro andar do prédio. Comandado pela cantora Isaar, o evento terá a participação de Maciel Salu e Waldir Afonjá e da agremiação Boi da Macuca.

A apresentação será gravada e o próprio público do local poderá assistir. É só chegar ao Paço a partir das 18h, mas as vagas são limitadas. O vídeo da festa será divulgado nas redes sociais da cantora no próximo dia 14.

Atividades esportivas
No domingo, estão previstas duas ações no Bairro do Recife. A primeira se chama “485 Motivos para Você se Mexer” e acontece das 9h às 16h nas avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco.

Durante o dia, profissionais da Secretaria de Esportes vão orientar o público em práticas de vôlei, basquete, patinação, futebol de barrinha, dança, zumba e amarelinha.

Também na Marquês de Olinda, com ponto de concentração próximo ao Marco Zero, será realizada mais uma edição do Bike sem Fronteiras, iniciativa promovida em parceria com a Uninassau que oferece bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência. Cada viagem, que é gratuita, terá duração de 15 minutos, com tolerância de cinco.

Memorial Chico Science
Ainda no domingo (13), tem programação dedicada a Chico Science, o fundador do Manguebeat falecido há 25 anos que nasceu em um 13 de março, em 1966. Após passar por uma reforma, o museu sobre a vida e a obra do artista, o Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro, será reaberto ao público.

O espaço teve as instalações elétricas e hidráulicas recuperadas e conta com um novo projeto de climatização. A sala de exposição foi repintada e a de audiovisual ganhou novos equipamentos. O Memorial funciona de terça a sexta, das 10h às 16h. Aos domingos, a visitação pode ser feita das 13h às 17h.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário