GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 9 de março de 2022

VACINAÇÃO INFANTIL

Recife realiza vacinação de crianças e adolescentes em situação de rua

                                                                       Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife


Até esta quinta-feira (10), a expectativa é que sejam vacinadas contra a Covid-19 cerca de 290 pessoas entre cinco e 17 anos



A Prefeitura do Recife realiza, nesta semana, a vacinação contra a Covid-19 de crianças (entre cinco e 11 anos) e adolescentes (de 12 a 17 anos) em situação de rua, até esta quinta-feira (10), das 8h às 15h. A imunização destes públicos acontece em quatro etapas e, neste momento, está sendo feita nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) do município. Para esta segunda fase, a expectativa é que sejam vacinadas cerca de 290 pessoas nestas faixas etárias.

O objetivo dessa estratégia é minimizar a exposição dos usuários, ampliar a captação e cobertura deste público específico. A primeira etapa da vacinação destes públicos foi feita em fevereiro, quando foram visitadas as Casas de Acolhida Temporárias (CATs) da rede assistencial do município, onde cerca de 106 crianças e adolescentes foram contemplados.

Para receber a vacina, as crianças de cinco a 11 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhadas do responsável familiar ou institucional, de caráter governamental ou não governamental. Já os adolescentes entre 12 e 17 anos podem ou não estar acompanhados. 

No ato da vacina, os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife farão o cadastro da criança ou adolescente no sistema do Conecta Recife. Caso não possuam as documentações necessárias, é possível que estes públicos apresentem uma declaração do serviço que frequentam, sinalizando dados do usuário, território e equipe de referência que o acompanha. No ato da vacinação, ainda deve ser providenciado encaminhamento para as demandas apresentadas.

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. A criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação do município.

As vacinas que serão ofertadas para as crianças são as da Coronavac e da Pfizer, sendo a primeira disponível apenas para crianças a partir dos seis anos de idade. Para garantir ainda mais segurança, após receber o imunizante, os meninos e meninas ficam em observação no local por um período de 20 minutos. Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil. 

Os locais de vacinação contra a covid-19 do Recife, tanto os infantis quanto aqueles voltados para jovens e adultos, também estão preparados para receber as pessoas em situação de rua sem que haja necessidade de agendamento. Nestes espaços, as equipes acolhem as demandas de cada usuário, viabilizando a vacinação imediata ou, a depender da situação, fazendo encaminhamento para aplicação posterior.

Próximas etapas

A vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes em situação está dividida em quatro etapas, com a primeira etapa já realizada em fevereiro e a segunda encerrando nesta quinta. A terceira etapa deve ter início no final de março, levará o imunizante anticovid para uma série de instituições e organizações da sociedade civil. Já a quarta etapa, tem previsão de ser iniciada em meados de abril, levará a vacinação de forma itinerante para diversos locais do território onde há maior concentração dessa população. 

Ao final de todas as etapas, a imunização tem previsão de alcançar 557 pessoas, entre crianças de cinco a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e jovens de 18 a 21, previstos na linha de cuidado do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em situação de rua, de extrema vulnerabilidade e acompanhados em medida sócio educativa.

Política de atenção à saúde da população em situação de rua

Em maio de 2021, o Recife se tornou a primeira capital do Brasil a implementar a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PSR). O documento publicado no Diário Oficial do Município traz uma série de definições para nortear a preparação da Rede Municipal de Saúde para garantir, de forma equânime, o acesso dessa população ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, descreve como o município planeja, executa e monitora as ações em saúde para a população em situação de rua, uma vez que ela possui níveis de vulnerabilidade e complexidade bastante elevados. A partir de sua implantação, os oito Distritos Sanitários da cidade passaram a trabalhar com uma linha de cuidado e estratégias pensadas especificamente para assegurar que essas pessoas recebam atendimentos adequados. A vacinação contra a covid-19 para a PSR foi a primeira ação estratégica desenvolvida após a publicação do documento.

Confira a programação:

Quarta-feira (9)

Creas Miguel Otávio - Rua Mário Gomes de Mattos, 193, Pina

Creas Afogados - Rua 21 de Abril, 1092, Afogados

Creas Ana Vasconcelos - Rua Dom Manoel Pereira, 75, Boa Vista

Quinta-feira (10):

Creas Espinheiro - Rua Quarenta e Oito, 693, Espinheiro

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário