GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 12 de abril de 2022

AEROPORTO DO RECIFE

Com 194 operações diárias, Aeroporto dos Guararapes ultrapassa movimentação do período pré-pandemia

Paulo Paiva/DP

Consolidando o processo de retomada das atividades turísticas em Pernambuco, um levantamento realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e interpretado pela Unidade de Pesquisa da Empetur, apontou que o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, deverá ultrapassar em 5% o volume de voos previstos para este mês de abril em comparação com o mesmo período em 2019, na pré-pandemia. Em média, o terminal pernambucano vai operar com 194 frequências diárias entre pousos e decolagens. 

De acordo com a análise, 5.825 voos serão realizados no equipamento aeroportuário neste mês, o segundo em que os dados apontam um crescimento do segmento no estado. O resultado é superior ao de outras capitais do Nordeste, como Salvador que deverá operar 4.285 voos, e Fortaleza, 2.683 voos, entre partidas e chegadas. 

O momento foi celebrado pela secretária de Turismo e Lazer do estado, Milu Megale. "O Turismo de Pernambuco segue se recuperando e mostrando toda a sua força. E a aviação é, sem dúvida, um dos segmentos que mais se desenvolve nesta fase de prá-pandemia. Temos mais voos previstos para este mês que em abril de 2019, ano em que no turismo local estava em crescimento, então este é um resultado muito bom. Ter uma malha robusta, com ligações diretas para várias cidades, é, sem dúvida, um dos trunfos do estado nesta retomada".

PASSAGEIROS
O crescimento na movimentação de passageiros no terminal também sinaliza para um bom momento do turismo pernambucano. Dados fornecidos pela Aena Brasil, empresa responsável pela administração do terminal, apontam que, em fevereiro, 640 mil passageiros circularam pelo aeroporto da capital. O volume representa 94% do número de pessoas que chegaram e saíram pelo Aeroporto dos Guararapes em fevereiro de 2020, quando foi realizado o último Carnaval antes da pandemia. Naquele ano, foram 734 mil pessoas transitando pelo aeroporto. Em relação a 2021, já durante a pandemia, o aumento da movimentação de passageiros foi de 18%.

"Resultados como esse da movimentação de fevereiro são a prova de que os turistas voltaram a Pernambuco e ajudam a aquecer a economia do Estado. Seguimos recuperando ligações e agora com foco especial no internacional, visando o mercado argentino", afirmou o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

OPERAÇÕES
Atualmente, a malha aérea do Recife mantém 36 voos diretos para os seguintes destinos: Aracaju, Aracati (CE), Belém, Brasília, Campina Grande (PB), Caruaru, Confins (BH), Cuiabá, Fernando de Noronha (PE), Fortaleza, Goiânia, Ilhéus (BA), João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió, Manaus, Mossoró (RN), Natal, Palmas, Patos (PB), Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, Serra Talhada (PE), São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Teresina, Vitória e Uberlândia (MG), além de Lisboa, via TAP, a única ligação internacional atual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário