Teatro das heroínas do Tejucupapo está de volta


Após dois anos de paralisação das atividades por conta da pandemia da Covid-19, o Teatro das Heroínas de Tejucupapo retomou suas apresentações hoje. A encenação que relembra a defesa do Brasil por mulheres pernambucanas, em 1646, contra tropas holandesas, no Município de Goiana, em Pernambuco, acontece até amanhã, a partir das 14h.

Realizada desde 1991 nas terras da Fazenda Megaó, no Monte das Trincheiras, o local onde acontece a encenação é o mesmo que serviu de palco, há mais de três séculos, da batalha liderada por Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina. Munidas de água fervente e pimenta, juntas derrotaram mais de 600 soldados holandeses de suas terras.

O evento é gratuito e realizado ao ar livre pela própria comunidade, através da Associação das Mulheres de Tejucupapo, com apoio da prefeitura de Goiana.

Para marcar o retorno das atividades, hoje e amanhã está programada a Festa das Heroínas, na praça Maria Camarão, com shows das bandas Tayara Andreza, MC Tocha, Eduarda Alves, Trio Envolvente, César Xote 10 e Roberto do Brega a partir das 22h.


Por Magno Martins