GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de abril de 2022

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Entre a glória inédita e o peso da tradição: Retrô e Náutico decidem o Pernambucano 2022

Nos Aflitos, Retrô venceu o Náutico por 1 a 0 na primeira partida da final (Foto: Rafael Vieira/FPF)



Em vantagem pelo empate, Fênix quer bordar a sua primeira estrela; já o Timbu tenta reverter o cenário e conquistar o Bicampeonato após 20 anos


De uma forma ou de outra, a história do futebol pernambucano será marcada após este sábado, quando Retrô e Náutico se enfrentarem às 16h30, na Arena de Pernambuco. De um lado, a desafiante Fênix tenta o seu primeiro título, para consagrar a campanha irretocável na temporada e coroar a filosofia de vida do clube, que quer ser um gigante. Do outro, o sonho alvirrubro de resgatar sua tradição vencedora em sequência, e voltar a ser Bicampeão estadual após 20 anos. Fôlego importante para salvar o início de ano conturbado.

Dono de uma campanha irretocável, entre as melhores das últimas décadas no Campeonato Pernambucano, o Retrô está pronto para fazer história. Com 100% de aproveitamento em quatro jogos com o Trio de Ferro, e uma importante vantagem de jogar pelo empate contra o Timbu, no papel, não seria exagero algum apontar a Fênix como favorita para o duelo decisivo deste sábado na Arena. Por outro lado, a mística, a tradição, não são elementos que podem ser ignorados, e que dão ao Náutico um peso impossível de desprezar, pela sua centenária história.

Só que esse duelo está longe de ser um ‘Davi contra Golias’. Mesmo ainda muito jovem, o clube empresa - primeiro do estado - já conta com uma estrutura que não deixa em praticamente nada a desejar, quando comparado a qualquer outro gigante nacional. E como toda grande história sempre tem um começo desafiador, a primeira estrela do Retrô está pronta para ser bordada.

"A expectativa é muito grande. É a primeira final da história do Retrô, em três anos de Primeira Divisão. Então, estamos todos focados, esperançosos de fazer mais uma boa partida e conseguir esse título inédito, que sem dúvidas é muito importante para todos. Pelo planejamento, pela estrutura, por todo investimento que é feito. Esperamos sair vitoriosos, acreditando que podemos fazer mais uma boa partida e entrar para a história do clube, e de Pernambuco", destacou o técnico Dico Woolley.

Com isso, a equipe deve seguir a base estruturada até aqui. A defesa menos vazada da competição, com o goleiro Jean e o zagueiro Guilherme Paraíba como destaques. No meio de campo, o capitão Charles terá a chance de levantar a taça, enquanto no ataque, quem comanda as ações é Renato Henrique, artilheiro da competição até aqui com sete gols, e principal candidato a craque do campeonato.

Por sua vez, para conquistar seu 24º título do Pernambucano, o Náutico precisará reverter um mata-mata fora de casa, como há 18 anos não consegue tal feito depois de perder o primeiro jogo em casa. Porém o 3 a 0 de 2004 no Arruda, sobre o Santa Cruz é um combustível histórico, assim como os últimos cinco anos sem sair derrotado em decisões de ‘ida e volta’. Basta vencer por um gol de diferença e decidir nos pênaltis, ou contar com uma tarde mais inspirada do ataque.

Em relação ao time do Náutico, o treinador Roberto Fernandes terá à sua disposição todos os jogadores que podem disputar a competição. Isso porque os últimos contratados chegaram após o prazo de inscrição no estadual, e jogam apenas pela Série B. Pensando nesta situação, o comandante poupou vários titulares contra o CRB, evitando mais desgaste físico.

A equipe alvirrubra terá a volta do goleiro Lucas Perri, que foi substituído por Bruno na última rodada. O sistema defensivo ainda terá os retornos de Hereda e Júnior Tavares nas laterais, e de Camutanga na zaga, fazendo a dupla com Carlão. Roberto ainda poderá ter Wellington para o setor, mas pensando no ritmo de jogo, o atleta deve começar no banco.

O técnico do Timbu tem uma dúvida no meio-campo. Com Rhaldney e Jean Carlos retornando e sendo titulares, o outro jogador que formará o trio na faixa central segue indefinido. O volante Djavan atuou na última partida depois de ter cumprido suspensão e iniciou a primeira final do Pernambucano. Por outro lado, Ralph ganhou a vaga contra o Operário e teve uma boa atuação, tanto que nem viajou com a delegação na última quarta-feira. Os dois disputam a posição, que deve ter definição momentos antes do jogo.

As principais dúvidas de Roberto Fernandes são no setor de ataque. Pelos lados do campo, o comandante deverá escalar Leandro Carvalho e Ewandro, que também ficaram de fora da relação no último confronto. Entretanto, existe a possibilidade de Robinho ser titular novamente, já que iniciou a primeira decisão. No comando do setor, Léo Passos e Kieza disputam uma vaga. Em má fase e de fora dos dois últimos jogos para realizar fortalecimento muscular, o K9 pode não ter plenas condições, deixando a posição para Léo.

“A gente respeita o adversário, porque quem chega na final é com merecimento, mas o foco foi naquilo que a gente precisa manter e no que a gente precisa melhorar. A bola precisa entrar. O primeiro jogo foi equilibrado, e se você for observar, as três ou quatro primeiras defesas importantes foram do Jean. O que temos que ficar atentos são os detalhes. Não vai ser nada muito especial, apenas detalhes”, avaliou o treinador do Timbu.

FICHA DO JOGO

Retrô
Jean; Pedro Costa, Guilherme Paraíba, Renan Dutra e Mayk; Charles, Yuri Bigode e Gelson; João Guilherme, Gustavo Ermel e Renato Henrique. Técnico: Dico Woolley

Náutico
Lucas Perri; Hereda, Carlão, Camutanga e Júnior Tavares; Ralph (Djavan), Rhaldney e Jean Carlos; Ewandro, Leandro Carvalho e Léo Passos (Kieza). Técnico: Roberto Fernandes

Local: Arena de Pernambuco
Hora: 16h40
Árbitra: Deborah Cecília Cruz (FIFA)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Bruno César Chaves Vieira
VAR: José Woshington e Francisco Chaves 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário