GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 28 de abril de 2022

CELULARES DEVOLVIDOS

Alerta Celular devolve aos donos cem telefones que haviam sido roubados ou furtados

Mutirão Alerta Celular - Foto: Marconi Meireles / Folha de Pernambuco


Entrega ocorre na Sede Operacional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE)



Um mutirão de devoluções de cem celulares roubados para os verdadeiros donos é realizado nesta quarta-feira (27), no Recife, na Sede Operacional da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), localizada na Rua da Aurora, no Centro da cidade.

A ação do Alerta Celular, criada em 2017, tem a intenção de recuperar celulares roubados e perdidos, além de registrar os aparelhos daquelas pessoas que desejam realizar um cadastro preventivo. 

“Falar do Alerta Celular é muito gratificante. É vanguarda em nível nacional e sempre temos bons resultados para mostrar. Nós vemos o quão positivo tem sido o Alerta Celular, temos dezenas de milhares de recuperações de aparelhos e milhares de devoluções”, afirmou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire. 

Segundo ele, a intenção é continuar fazendo o projeto crescer cada vez mais e ser capaz de recuperar e devolver o maior número possível de celulares furtados ou perdidos, além de continuar a combater o crime.

“O Programa Alerta Celular tem a finalidade de recuperar celulares roubados ou furtados e, com isso, inibir a compra desses celulares de origem ilícita. Aquela pessoa que comprar esse celular pode ser abordada por um policial que vai saber que o celular é roubado ou furtado, ela vai ser conduzida à delegacia e autuada em flagrante pelo crime de receptação, cuja pena varia de 1 mês de detenção a 8 anos de reclusão”, explicou o coordenador do programa Alerta Celular, tenente coronel da Polícia Militar Jonas Moreno. "O programa visa a evitar esse tipo de roubo e permitir a devolução dos aparelhos, o que antes não era possíve.", resumiu.

Com o mutirão de devoluções, a auxiliar administrativa Sara Apolinário recuperou o celular furtado há mais de oito meses. “Eu baixei o Alerta Celular e, no dia que eu fui assaltada, já ativei e abri um Boletim de Ocorrência. Hoje eu o recuperei bem de surpresa, já tinha perdido as esperanças, mas consegui pegar de volta de forma bem fácil e rápida”, contou Sara.

O tempo de espera de Janaina Maria dos Santos foi ainda mais longo: dois anos desde que foi roubada. “Recebi a intimação para vir recuperar meu celular e fiquei alegre, muito feliz de recuperar o aparelho. É uma situação difícil e de susto, eu fiquei traumatizada, mas hoje eu só tenho o que agradecer, me sinto mais protegida, foi muito bom mesmo esse projeto”, disse ela.
Cadastro
O Alerta Celular é um programa da Secretaria de Defesa Social na qual o dono do telefone deve fazer seu cadastro, a partir do IMEI do aparelho. Essa sequência numérica de 15 dígitos é verificada tanto na caixa do aparelho como na nota fiscal. Há também uma forma rápida de obtê-la: basta digitar *#06# no próprio celular e o IMEI aparecerá na tela.

Depois, é só anotar e realizar o cadastro no programa Alerta Celular, para que em caso de roubo ou furto facilite a recuperação do telefone pelas forças de segurança pública. Basta acessar o Alerta Celular, que está logo na página inicial. É importante preencher o formulário online com os dados corretos, pois assim os policiais podem entrar em contato quando encontrarem o celular.

Por Laura Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário