GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de abril de 2022

ELEIÇÕES 2022

 Terceira via: agora vai? 

Até então, faltando apenas seis meses para as eleições, a chamada terceira via na corrida presidencial ainda não disse a que veio. Nem Ciro Gomes (PDT), o mais conhecido de todos que se apresentam para tentar quebrar a polarização Lula X Bolsonaro, consegue passar dos seis dígitos nas pesquisas de intenção de voto. 

A última tentativa vem de uma união ainda não confirmada, na prática, por três grandes gigantes - MDB, União Brasil, PSDB e Cidadania. Em 18 de maio, pretendem lançar o candidato único. Os critérios estão sendo discutidos para escolher um nome de consenso. A última semana foi repleta de reuniões em Brasília dos presidentes dos partidos. Já ficaram definidos dois critérios aceitos pelas siglas envolvidas na discussão de candidatura única do grupo: intenção de votos e número de votos nas últimas eleições.

Entre os pré-candidatos, João Doria é o nome do PSDB, e Simone Tebet, do MDB. O União Brasil irá anunciar o seu na próxima quinta-feira. O presidente do partido, Luciano Bivar, é quem tem mais chances de ser escolhido. Sérgio Moro, que deixou o Podemos e filiou-se ao União Brasil e disse, depois de desistir da pré-candidatura, que ainda era pré-candidato, corre por fora. 

No novo partido, no entanto, seu nome tem pouco apelo entre os dirigentes. Na sexta-feira passada, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), declarou apoio a Doria na corrida eleitoral. Ele é aliado político de ACM Neto, candidato ao Governo da Bahia.  O grupo de Doria avalia que conta com um trunfo para crescer nas pesquisas até a data da escolha do candidato: os spots nacionais do partido irão ao ar de 26 de abril a 10 de maio. 

O ex-governador será a estrela principal nas propagandas nacionais e nos Estados sem candidato ao Governo. Doria deu início na semana que passou a trabalhar ao menos um dia por semana em Brasília. Seu escritório político foi montado dentro da sede do PSDB. E o slogan deste momento da campanha foi escolhido: “O Brasil tem jeito. O jeito é Doria”. 

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não aparece até o momento nos cálculos do grupo. Motivo: não é pré-candidato. Tebet disse ao lado do gaúcho que Doria é o pré-candidato tucano. O vice será escolhido só depois, e nenhum nome está descartado. As atuais pré-candidaturas não contam para esse cálculo.

Novo presidente - O empresário e investidor Jorge Paulo Lemann deu declarações afirmando que o Brasil terá “um novo presidente”. “Temos uma eleição em andamento no Brasil e nós teremos um novo presidente. Meu objetivo básico é tentar melhorar a educação. Estamos preparando um novo kit de como melhorar a educação no Brasil, que é o que eu acho que o Brasil mais precisa”, afirmou Lemann, o brasileiro mais rico do mundo, segundo ranking da Forbes, com fortuna avaliada em US$ 16,2 bilhões (R$ 76,1 bilhões). É dono da cervejaria Ambev, das marcas Brahma e Skol, além de sócio da 3G Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário