GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 13 de abril de 2022

MANIPULAÇÃO CANALHA

Fãs de Anitta manipularam algoritmo para levá-la ao topo

Anitta Foto: EFE / Giorgio Viera


Nova explicação surge após a Folha apontar que cantora e a música Envolver não são o sucesso global que aparentam



Após a Folha de S.Paulo apontar que Anitta e sua música Envolver não são o sucesso global que aparentam, o canal Tilt, do UOL, explicou como fãs da cantora manipularam o algoritmo para levá-la ao topo do Spotify. O conteúdo foi publicado nesta terça-feira (12).

Em março, a música Envolver atingiu o primeiro lugar no Top Global da plataforma de streaming, com 6,4 milhões de execuções (4,1 milhões vindas do Brasil). O mérito da cantora e de sua campanha de marketing foram reconhecidos, bem como a estratégia de afetar os algoritmos do Spotify, que determinam quem vai para o topo do ranking das canções mais ouvidas.

 – Em vez de assumir a autoria da iniciativa, o time de Anitta deferiu aos próprios fãs. Em 14 de março, sua conta no Twitter retuitou um seguidor que ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que Envolver tocaria várias vezes, ao longo de horas. Era uma estratégia perfeita para driblar as exigências do Spotify – por exemplo, se você só clicar na música e apertar o botão de “repetição”, os algoritmos conseguem detectar e não contabilizam o play. 

Foi como um rastilho de pólvora: o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”. Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo. Algumas traziam mais instruções “algoritmicamente corretas”: “toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume”. 

O ritmo da ascensão de Anitta também foi calculado. (…) Essa manipulação das “regras do jogo” levantou discussões interessantes. A Folha de São Paulo verificou que, segundo os dados do próprio Spotify, a grande maioria dos ouvintes de Anitta eram do Brasil, e não dos países-alvo da cantora, que lançou Envolver especificamente com o objetivo de consolidar uma carreira internacional – explicou o canal.

Anitta ainda não reagiu ao texto do Tilt, embora tenha comentado a postagem da Folha em tom irônico e questionando se estava “tudo ok com a rainha Elizabeth”. A cantora fez referência a uma matéria publicada pelo jornal, no início da tarde de segunda-feira (11), em que foi anunciada, de forma errônea, a morte da monarca britânica.

Pleno.News

Um comentário:

  1. A música dela é canalha, a dança é canalha, o comportamento é canalha, as entrevistas são canalhas. Por quê o comportamento dos seus fãs não seria?

    ResponderExcluir