GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 20 de abril de 2022

METRÔ QUEBRADO DE NOVO

Problema elétrico paralisa Linha Centro do metrô; cerca de 180 mil passageiros são afetados

TI Jaboatão Centro - Foto: Jota Batista/Cortesia


Operações foram paralisadas no início desta quarta (20)



A manhã desta quarta-feira (20) começou com transtornos para usuários do metrô na Região Metropolitana do Recife, com a paralisação da Linha Centro, utilizada diariamente por cerca de 180 mil passageiros.

Em nota enviada perto das 16h, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife) informou que a Linha Centro continua paralisada. "Apesar de um trabalho incansável e ininterrupto desde a madrugada de hoje, 20, ainda não foi possível a normalização da operação na Linha Centro devido ao problema na rede aérea de alimentação de energia dos trens", afirmou a CBTU na nota.
A companhia informou também ter mantido contato com Consórcio Grande Recife "para que sejam ampliada a oferta de linhas de ônibus, na tentativa de minimizar os transtornos pela falta do Metrô no retorno dos usuários no fim do dia de hoje".
Sem dar prazo, a companhia avisa: "Assim que houver um novo posicionamento da Manutenção, todos serão informados."

Segundo a CBTU, logo às 4h55, antes de iniciar a operação comercial do metrô, houve a queda de parte da rede aérea de alimentação de energia dos trens. Devido ao problema, a Linha Centro se encontra paralisada, com todas as estações fechadas.

A Linha Centro, conforme a CBTU, abrange Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e possui 19 estações em operação, nos trechos Recife/Jaboatão, e o ramal Coqueiral/Camaragibe.

Transtornos
Por causa da interrupção do sistema, muitas pessoas que utilizam a linha relataram atrasos para o trabalho e compromissos. 

Paassageiro usual da Linha Centro, Igor Lopes, de 31 anos, o trajeto de todos os dias precisou ser completamente alterado por causa do problema no metrô. “O transtorno começou com a Linha Centro estando fechada, muita aglomeração e eu precisei vir para a Estação de Recife para voltar à minha casa”, disse Igor.“Eu pego metrô só às vezes e hoje deu tudo errado, vou chegar atrasado mesmo. Fico um pouco chateado, mas vou fazer o quê?”, questionou Nathanael da Silva, de 61 anos.

Quem também sofreu com a falta do metrô foi o servidor público de 57 anos Haniel Nunes, que precisou pegar a Linha Sul e também outros ônibus para conseguir chegar ao trabalho: “Eu ia pegar a Linha Centro para ir até Afogados, agora vou precisar pegar a Linha Sul e andar um pouco mais para chegar no meu destino. É um transtorno”. 

Quem não utiliza a Linha Centro também afirmou notar a diferença de pessoas na estação. A aposentada Mércia Guerra diz que utiliza o metrô apenas quando precisa ir para algum médico e contou que, pela falta do metrô hoje, a estação aparentava estar mais vazia. “Notei a diferença porque não tinha ninguém do outro lado da estação”, explicou. 

A CBTU informou que as causas da queda da rede elétrica estão sendo investigadas pela equipe de manutenção que está operando no local desde a manhã desta quarta (20), mas que a Companhia ainda não possui nenhuma previsão de volta.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário