GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 3 de abril de 2022

MONITORAMENTO TOTAL

Porto de Galinhas é monitorada por câmeras


 O governo de Pernambuco anunciou neste sábado que começou a utilizar câmeras de monitoramento para coordenar ações de policiamento no distrito de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Grande Recife, onde a menina Heloysa Gabrielly, de 6 anos, foi morta com um tiro no terraço da casa da avó, durante uma ação policial.

Parte do comércio reabriu e passeios voltaram a ser feitos pelas piscinas naturais. Algumas lojas no Centro de Porto de Galinhas ainda ficaram fechadas. Em meio ao luto, o clima de insegurança tomou conta do principal destino turístico do Litoral de Pernambuco. O comércio fechou e houve incêndio de ônibus e bloqueio de ruas e estradas. Mais de 250 policiais civis e militares foram enviados à cidade e, segundo entidades que defendem direitos humanos, um "espetáculo da barbárie" tem sido promovido nas comunidades.

O governo anunciou a instalação de um centro de comando e controle avançado na Secretaria de Defesa Social de Ipojuca.. De acordo com a prefeitura de Ipojuca, a estrutura foi cedida pelo município e conta com 129 câmeras.

A Prefeitura cedeu algumas salas e toda estrutura de tecnologia e informação existente na SDS municipal para que o Estado se instale. A sugestão da prefeita Célia Sales foi dada durante a conversa com o secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, no Comitê de Crise, na última sexta-feira, inclusive para que ajude nas investigações sobre a morte da menina Heloysa Gabrielly. “Temos a maior Central de Monitoramento de Pernambuco com 129 câmeras e queremos dar toda a condição para que o comando da SDS possa realizar o trabalho deles e, assim, evitarmos a demora na atuação como no dia de maior inferno que Ipojuca já viveu”, comentou a prefeita Célia Sales.

Um dia depois da morte da menina Heloysa Gabrielle na comunidade de Socó, em Porto de Galinhas, após protestos clamando por justiça, foram registrados atos de vandalismo em todos os distritos do município causando pânico entre moradores e turistas. Apenas às 21h  chegou um reforço ostensivo do estado com mais de 40 viaturas e três helicópteros. “A instalação possibilita uma maior eficiência e eficácia de todos os órgãos de segurança publica do estado e do município propiciando um tempo adequado de pronta resposta ao cidadão que está em Ipojuca”, afirmou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais. 


Do G1 com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário