GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 2 de abril de 2022

SANTA CRUZ - ÚLTIMA VITÓRIA NOS AFLITOS

Faro de gol de Dênis Marques e liderança; relembre último triunfo do Santa nos Aflitos

'DM9' marcou o segundo gol coral na partida. (Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press)



Na campanha de 2013, o Tricolor deixou o Timbu pelo caminho e sagrou-se tricampeão pernambucano consecutivo na Ilha, diante do Sport


Um jogo resolvido em apenas três minutos. Esse foi o cenário da última vitória do Santa Cruz nos Aflitos, ainda em 2013, contra o Náutico. Com gols do meia Natan e do artilheiro Dênis Marques, a equipe coral faturou aquele que seria o mais recente triunfo na casa dos alvirrubros - antes do período passado na Arena de Pernambuco. De lá para cá, nove anos se passaram. Neste sábado, pela semifinal do Campeonato Pernambucano, os rivais se reencontram em mais uma chance do Tricolor despachar o tabu.

Na perspectiva de 2013, o embate se deu pela última rodada da primeira fase do estadual. Em jogo, a liderança, já que apenas dois pontos separavam as equipes na tabela. Naquele momento, o Timbu tinha o melhor ataque da competição, enquanto a Cobra Coral ostentava a defesa menos vazada. Os bons números do Santa, inclusive, muito se deviam ao trabalho do velho conhecido - Marcelo Martelotte. Para o duelo, o técnico entrou com um esquema diferente. E surpreendeu.

Apostando no trio de meias Natan, Raul e Renatinho e contando com apenas Dênis Marques no ataque, o comandante viu o setor ofensivo tricolor triunfar no segundo tempo. O duelo, que estava empatado até os 32 minutos, aos 35 já marcava 2 a 0. No primeiro gol, Everton Sena lançou para Natan, que levou a melhor sobre o zagueiro Alemão e tocou na saída de Felipe. Logo depois, o golpe fatal. Após bonita assistência de Jefferson Maranhão, Dênis Marques entrou na área e deslocou o goleiro alvirrubro para sacramentar a vitória coral.
 
À época, o triunfo tricolor encerrou um amargo jejum. Havia sete anos e meio que o Santa Cruz não derrotava o Náutico nos Aflitos. Últimos três pontos conquistados tinham sido ainda em 2005, pelo quadrangular final do Brasileiro da Série B, quando o time do Arruda venceu exatamente pelo mesmo placar de 2 a 0. Na oportunidade, Carlinhos Bala e Andrade balançaram as redes para a equipe tricolor.
 
ENCONTROS PÓS-ARENA

A última vitória coral nos Aflitos se deu, justamente, na última temporada do Náutico em sua casa. Naquele ano, após a Copa das Confederações, o Timbu passou a mandar os jogos na Arena de Pernambuco. O período em São Lourenço da Mata se estendeu até dezembro de 2018, quando retornou ao Eládio de Barros Carvalho. De volta, recebeu o Santa Cruz em mais cinco clássicos, sendo três vitórias alvirrubras e dois empates. 

No recorte da Arena, entre o segundo semestre de 2013 e a temporada de 2018, o Alvirrubro foi mandante no Clássico das Emoções em 11 oportunidades, com a Cobral Coral em vatangem. Ao todo, foram quatro triunfos da equipe tricolor, três do Náutico e outros quatro embates em igualdade.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário