GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de abril de 2022

SÃO JOÃO LIBERADO

Prefeito do Recife confirma festas juninas na cidade

Foto: Reprodução redes sociais.

O ciclo que deve devolver a programação cultural aberta para as ruas do Recife, depois das suspensões impostas pela pandemia, contará com festa por toda a cidade, embalada pelas autênticas e plurais tradições culturais do período junino. Edital para habilitação das atrações artísticas para o São João do Recife 2022 será lançado nesta quinta-feira (14)

Diante das tendências de expressiva queda nas curvas de contaminação da pandemia, com novas prováveis flexibilizações dos protocolos sanitários, a Prefeitura do Recife começou os preparativos para celebrar, sem restrições de público e com muito forró, o ciclo festivo mais nordestino do calendário brasileiro. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos que, ao lado do secretário de Cultura, Ricardo Mello, garantiu que, se depender do trabalho da Prefeitura, vai ter São João no Recife, no próximo mês de junho. E anunciou que a primeira grande festa de rua promovida por seu mandato será celebrada com toda a alegria e a força da cultura e das tradições nordestinas, que há tanto esperam pelo reencontro com seu público.

Os editais de subvenção e das atrações artísticas para o São João do Recife 2022 serão lançados nesta quinta-feira (14), pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, dando início às tratativas para que o Recife possa, finalmente, voltar a celebrar nas ruas e por toda a cidade a festa democrática e plural, uma marca da capital pernambucana.

 “Com os números da covid melhorando e a vacinação ampliando, a gente já consegue enxergar um grande São João no Recife. Vamos lançar essa semana dois editais para viabilizar a contratação dos artistas. Também vamos ter um toque importante de inovação nos festejos juninos deste ano, além do tradicional polo, no Sítio da Trindade, vamos inaugurar um grande polo no Recife Antigo. A ideia é trazer a tradição e cultura do nosso São João para este palco. Vamos fazer um São João belíssimo, valorizando sempre a cultura recifense e nordestina”, destacou João Campos.

As datas dos festejos, com detalhes da programação, serão anunciadas posteriormente, observando a atualização dos protocolos estaduais, mas uma novidade já está garantida: neste São João da retomada cultural, o Recife terá festa para todo lado, espalhando o arrasta-pé por vários bairros, mantendo o Sítio Trindade como polo de destaque, mas desta vez transformando o Recife Antigo num grande arraial a céu aberto, com decoração, palco, várias atrações, apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muito forró.

 Por toda a cidade, a festa será embalada por trios pé-de-serra, grandes forrozeiros e forrozeiras de todo o Nordeste, além de quadrilhas e outras tradições da cultura popular nordestina, que se encontrarão nesta saudosa celebração à nossa diversidade e riqueza cultural.

 “Incluir o Recife Antigo no circuito junino foi uma decisão que levou em conta o formato proposto: descentralizado, pautado pela tradição cultural do ciclo e buscando matar a saudade que o público ainda vive hoje, juntando forró, quadrilhas, ambientação, depois de tanto tempo o Recife merece ter no São João um reencontro inesquecível, uma experiência única, com a cara e o coração da nossa cultura”, afirmou o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello.



Nenhum comentário:

Postar um comentário