GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 15 de abril de 2022

SEMANA SANTA

Arquidiocese retoma celebrações da Semana Santa; confira programação

Celebração da Semana Santa - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Da quinta-feira até o domingo de Páscoa, várias celebrações ocorrerão, depois de dois anos ausentes por causa da pandemia



Após dois anos sem as realizações junto ao público por causa da pandemia, as celebrações da Semana Santa foram retomadas no domingo (10) e serão realizadas durante a semana. A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a programação, que conta com a presença do arcebispo dom Fernando Saburido para presidir várias celebrações.

Pelo calendário, o arcebispo vai realizar ações da quinta-feira até o domingo de Páscoa. A maioria será celebrada na Igreja Catedral, localizada no Alto da Sé, em Olinda.

Na Quinta Santa, acontecerá a Missa do Crisma, às 9h, na Igreja Catedral, com a celebração de dom Fernando e a presença de cerca de 150 sacerdotes. À tarde, às 17h, no mesmo local, ocorrerá a Missa da Ceia do Senhor, conhecida como Lava-Pés, com o Padre João Bosco.

Dom Fernando celebrará esse mesmo rito, às 16h, na capela do Colégio Damas, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças, no Recife. Neste momento, participará também a comunidade educativa e de diretores das escolas membros da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) localizadas no território da Arquidiocese. 

“O local foi escolhido para lembrarmos e vivenciarmos a Campanha da Fraternidade [CF], que provoca reflexão sobre o tema da Educação”, explicou dom Fernando.
“Como no lançamento da CF celebramos a eucaristia numa instituição de ensino de gestão pública, achamos por bem ir até uma escola particular, de comunidade religiosa, para partilharmos o compromisso do lema deste ano, ‘Fala com Sabedoria; Ensina com Amor’, entendendo que a educação é caminho para a ética, respeito, solidariedade, para os valores do Evangelho”, concluiu o arcebispo.

Na sexta-feira, haverá vários momentos na Igreja Catedral. Às 8h, o Padre João Bosco celebra a Via Sacra; às 15h, dom Fernando celebra a ação litúrgica da Paixão do Senhor; às 17h, após a ação litúrgica, haverá a procissão do Senhor Morto. É um cortejo que sairá da Igreja Catedral e terminará no Convento de São Francisco, também na Cidade Alta de Olinda; e, às 18h, será realizado o concerto musical Paixão Segundo São João, na Igreja Catedral.

No sábado, acontecerá a Vigília Pascal, com dom Fernando, na Igreja Catedral, às 19h. Uma celebração de cerca de três horas, com vários ritos, que marca a véspera da grande celebração.

Por fim, no domingo de Páscoa, dom Fernando celebra a missa solene, às 9h. Após esse momento, o arcebispo participa de um café partilhado no terraço da catedral.

“Vivenciamos durante esses dois anos, e ainda vivenciamos em uma perspectiva de saída, a pandemia da Covid-19. As celebrações da Semana Santa serão uma oportunidade para que possamos voltar a ressuscitar e viver com Cristo”, ressaltou o seminarista da Arquidiocese de Olinda e Recife, Renan Carneiro.

Confira a programação:

Quinta-Feira Santa - 9h - Missa do Crisma com dom Fernando Saburido (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Quinta-Feira Santa - 17h - Missa da Ceia do Senhor (Lava-Pés), na Catedral do Santíssimo Salvador – com Padre João Bosco; Dom Fernando Saburido celebrará o mesmo rito na capela do Colégio Damas, às 16h

Sexta-feira Santa - 8h - Via Sacra com Padre Bosco (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Sexta-feira Santa - 15h - Ação litúrgica da Paixão do Senhor com Dom Fernando Saburido

Sexta-feira Santa - 17 h - Procissão do Senhor Morto (sai da Catedral do Santíssimo Salvador)

Sexta-feira Santa - 18h - Concerto Paixão Segundo São João (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Sábado Santo - 19h - Vigília Pascal com Dom Fernando (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Domingo de Páscoa - 9h - Missa Solene com Dom Fernando Saburido (na Catedral do Santíssimo Salvador)

Por Eduarda Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário