GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 8 de abril de 2022

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Mais de um milhão de idosos foram imunizados com a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Miva Filho/SES-PE


Pernambuco ultrapassou, nesta quinta-feira (7), a marca de 1 milhão de idosos vacinados com a terceira dose contra a Covid-19. Agora, o estado registra 1.001.690 pessoas na faixa etária com idade a partir dos 60 anos, que é considerado um dos principais grupos de risco para agravamento e óbito pela doença. Apesar do número, o último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que mais de 200 mil idosos estão com a terceira dose da vacina em atraso. 

"As doses de reforço são essenciais para alavancar a proteção garantida pelas vacinas, principalmente entre os idosos. Sabemos que o envelhecimento impacta diretamente no funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a infecções e reduzindo a reposta vacinal. Por isso continuamos mobilizando todos os nossos esforços para aumentar as taxas de cobertura nesse público. A proteção mais robusta é fundamental para prevenir óbitos", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

O gestor relembrou, ainda, que os idosos que tomaram a terceira dose da vacina há mais de quatro meses já podem receber a quarta dose dos imunizantes para aumentar a proteção contra o vírus.

"Os idosos e seus familiares e cuidadores devem ficar atentos ao período oportuno de aplicação da segunda dose de reforço. Oportunizando a proteção no tempo adequado, evitaremos bolsões de pessoas com esquemas incompletos e vulneráveis à doença", finaliza Longo. 

Campanha Nacional de Vacinação
Pernambuco iniciou, na última semana, as campanhas nacionais de vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional contra o Sarampo. Na primeira fase da ação, que segue até o dia 2 de maio, a prioridade contempla os idosos com mais de 60 anos.

A vacina trivalente contra a influenza, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Historicamente, o período de sazonalidade das doenças respiratórias, onde se registra um maior número de ocorrências, é observado entre os meses de março e junho.

As campanhas de vacinação também coincidem com a realização da vacinação contra a Covid-19. Para as pessoas idosas, a recomendação é que, no momento da imunização, seja verificado se há dose em atraso da Covid-19. Se houver, os profissionais podem administrar a vacina da Covid-19 no mesmo dia da aplicação da vacina contra influenza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário