GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 23 de maio de 2022

CIRURGIA BEM SUCEDIDA

Adolescente com suspeita de hepatite grave evolui bem após transplante; hospital avalia extubação

Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Foto: Arquivo Folha de Pernambuco


Retirada da ventilação mecânica está em discussão



A adolescente de 14 anos, que recebeu transplante de fígado na última sexta-feira (20) com quadro suspeito de hepatite grave de origem desconhecida, segue internada na  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE).

Caso foi o sexto provável notificado no Estado

De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (23), o quadro clínico da adolescente evoluiu favoravelmente. "Nesta segunda-feira (23), a paciente continua apresentando melhora gradual", disse o hospital no texto.

A menina deve passar entre esta segunda e a terça-feira (24) por um pequeno procedimento cirúrgico. Para a quarta, a equipe médica entrará com m processo de extubação da garota.

Ao longo da semana, a equipe irá avaliar uma possível alta da UTI.

Durante o fim de semana, o hospital informou que exames laboratoriais indicaram que o fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente. 

O caso da adolescente foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ao Ministério da Saúde.

Ela reside em Ibimirim, no Sertão de Pernambuco, e foi internada no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste, na última segunda-feira (16). A menina foi em seguida transferida para o Hospital Oswaldo Cruz, no Recife.

A menina apresentou sintomas de vômito, icterícia e colúria (urina escura), com o quadro agravando nos dias seguintes, evoluindo para uma encefalopatia hepática. 

Transferida para o Recife, a adolescente passou a ser prioridade na lista de transplante de fígado

O fígado captado para a jovem foi coletado no estado do Paraná, e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) até o Recife. 

A articulação foi feita pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e a Central Nacional de Transplantes. 

De acordo com a SES-PE, seis casos prováveis de hepatite grave de origem desconhecida foram notificados, sendo um já descartado. Os outros cinco, incluindo o da adolescente transplantada, seguem em investigação.  

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário