Secretaria de Saúde descarta um dos casos de hepatite aguda em Pernambuco

Com esta atualização, Pernambuco passa a contar com dois casos suspeitos para a doença. São eles: a criança de 1 ano do sexo masculino que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar; e uma criança do sexo feminino, de 3 anos de idade, residente do município de Glória do Goitá, admitida no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. A menina segue internada em enfermaria do serviço, recebendo a assistência para o quadro e realizando os exames complementares necessários.
As investigações dos dois casos continuam em andamento, com a realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como as investigações epidemiológicas realizadas junto aos municípios de residência dos pacientes.
Em paralelo, a Secretaria Estadual de Saúde segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas na área para monitoramento das ocorrências. Na última semana, a pasta se reuniu com representantes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para discussão dos casos e definição de fluxos assistenciais e de vigilância. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) também já emitiu nota de alerta orientando os serviços para que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificação de imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário