GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 17 de maio de 2022

DESCARTANDO CASOS DE HEPATITE

Secretaria de Saúde descarta um dos casos de hepatite aguda em Pernambuco

Foto: Freepik.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou nesta segunda-feira (16) por meio de nota, que descartou, junto ao Ministério da Saúde (MS), um dos casos suspeitos de hepatite aguda grave de origem desconhecida notificado em Pernambuco. Trata-se da segunda ocorrência registrada no Estado, um adolescente do sexo masculino, de 14 anos, residente no município de Salgueiro, no Sertão do Estado, que estava internado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado na capital pernambucana, e foi transferido para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) no dia 10 de maio. Os exames do paciente, que segue internado, deram positivo para chikungunya, descartando, assim, a ocorrência como um caso provável para a hepatite desconhecida.

Com esta atualização, Pernambuco passa a contar com dois casos suspeitos para a doença. São eles: a criança de 1 ano do sexo masculino que foi acompanhada no Hospital Mestre Vitalino (HMV) e já recebeu alta hospitalar; e uma criança do sexo feminino, de 3 anos de idade, residente do município de Glória do Goitá, admitida no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife. A menina segue internada em enfermaria do serviço, recebendo a assistência para o quadro e realizando os exames complementares necessários.

As investigações dos dois casos continuam em andamento, com a realização de exames complementares para análise laboratorial das hepatites virais, agentes possivelmente relacionados a este tipo de hepatite e outras doenças, assim como as investigações epidemiológicas realizadas junto aos municípios de residência dos pacientes.

Em paralelo, a Secretaria Estadual de Saúde segue em contato com toda a rede de saúde e especialistas na área para monitoramento das ocorrências. Na última semana, a pasta se reuniu com representantes da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe) para discussão dos casos e definição de fluxos assistenciais e de vigilância. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) também já emitiu nota de alerta orientando os serviços para que, na observação de casos suspeitos e que atendam às definições, realizem a notificação de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário