GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 19 de maio de 2022

HOMENAGEM A JOAQUIM FRANCISCO

Parque da Jaqueira ganha busto em homenagem a Joaquim Francisco

Bustom fica na entrada principal do parque - Rodolfo Loepert/PCR


Imagem foi inaugurada esta terça-feira (18)



Falecido em agosto do ano passado, o ex-governador de Pernambuco e ex-prefeito do Recife Joaquim Francisco tem agora um busto em sua homanagem na entrada principal dParque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. Instalada na entrada principal do local, a imagem foi inaugurada na manhã desta terça-feira (18) pelo prefeito João Campos em solenidade que contou com familiares e amigos de Joaquim Francisco, um dos principais responsáveis pela criação do parque.

“E não só como a pessoa responsável pela construção e por defender, talvez Joaquim Francisco tenha sido o mais assíduo usuário do parque. É mais do que justo deixar essa homenagem e deixar o abraço à família, a gente sabe a falta que faz, a gente já passou por isso também, e a melhor forma de matar a saudade é lembrando dos bons momentos. Quem entra aqui na Jaqueira tem que agradecer a ele por esse espaço na cidade”, afirmou João Campos, informando que também haverá homenagens a Joaquim Francisco em equipamentos de educação.

A viúva de Joaquim Francisco, Silvia Couceiro de Freitas Cavalcanti, agradeceu pela homenagem da Prefeitura do Recife e a presença dos amigos frequentadores do Parque da Jaqueira. “Agradeço ao prefeito pela iniciativa, que eu não vou esquecer, chegou junto e disse que tomaria essa iniciativa. Joaquim contribuiu muito com a área de lazer e também com a cultura, todos aqui sabem quem foi Joaquim Francisco”, disse, emocionada.

O Parque da Jaqueira possui cerca de sete hectares e tem sua história ligada a Joaquim Francisco, desde a sua articulação para aquisição do terreno até a inauguração, em 10 de abril de 1985. No ato de entrega do equipamento, há 37 anos, ele disse em seu discurso "a minha obstinação por um espaço à vida saudável para todos foi inspirada pelo poeta Fernando Pessoa, quando ele exaltou: 'Deus quer, o homem sonha, a obra aparece’". 

Político
Recifense e formado em Direito, Joaquim Francisco foi prefeito do Recife duas vezes, deputado federal por três mandatos, ministro do Interior e governador de Pernambuco. Faleceu em 3 de agosto de 2021, aos 73 anos, vítima de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário