GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 12 de maio de 2022

INTERCÂMBIO

Duas pernambucanas são selecionados para intercâmbio do Programa Jovens Embaixadores

Kathleen (à esqueda da foto) e Maria Rita (direita) - Foto: Divulgação

Maria Rita de Albuquerque França e Kathyllen de Alcântara Sena viajarão para intercâmbio de três semanas nos EUA



Duas pernambucanas estão entre os 50 estudantes brasileiros de escolas públicas selecionados para fazer um intercâmbio gratuito de três semanas nos Estados Unidos por meio do Programa Jovens Embaixadores: Kathyllen de Alcântara Sena, de 17 anos, e Maria Rita de Albuquerque França, de 18.
Moradora da capital pernambucana, Maria Rita é estudante do terceiro ano do Colégio Militar do Recife, localizado na área central da cidade. Já Kathyllen vive em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana, e concluiu o ensino médio em 2021, na Escola Cícero Dias, na Zona Sul do Recife.

Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o programa seleciona estudantes que participam de projetos, iniciativas ou atividades de impacto social, como é o caso das pernambucanas.

Filha de um cozinheiro e uma dona de casa, Maria Rita, que mora com os pais e um irmão, desenvolveu, junto com colegas de turma, durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, em 2020, o "Quebragalho", site para ajudar estudantes com dificuldades de acompanhar as aulas online.

“Paramos para pensar nos outros, gente sem acesso aos professores porque não tinham internet ou celular para estudar. Começamos a atuar como monitores voluntários das disciplinas na nossa turma, mas fomos divulgando em todo o colégio, inclusive para os alunos do ensino fundamental, a partir do 6º ano”, lembra Maria Rita.

O resultado da iniciativa, apontado por uma pesquisa interna do Colégio Militar, é que 500 estudantes da unidade de ensino e outros 100 alunos de uma escola pública do bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, procuraram o "Quebragalho" durante a pandemia.

Já Kathyllen participa do projeto nacional "Todos na Política", criado por estudantes do Rio de Janeiro. Por meio de uma página no Instagram, a proposta é democratizar a educação política no Brasil e desmanchar a ideia de que o assunto é chato.

“Usamos muitos memes, cores, referências a séries e filmes como atrativos tanto no Instagram quanto no TikTok, que foi por onde começamos e já temos 30 mil seguidores"”, explica Kathyllen, que hoje é coordenadora da redação do projeto, onde também põe em prática sua formação como técnica em multimídia. 

Tanto Maria Rita quanto Kathyllen vão contar com o apoio da ABA Global Education  - que indica a candidatura dos alunos ao projeto - e do Consulado Americano no Recife para a viagem, que começa no dia 27 de junho, com destino a São Paulo, e segue no dia 1º de julho para Washington, nos Estados Unidos.

As pernambucanas serão hospedadas em casas de famílias locais e, lá, terão oportunidade de aprimorar o idioma durante três semanas. 

"Minhas expectativas estão lá em cima, será minha primeira viagem international, o que é um sonho a ser realizado. Além disso, não vejo a hora de encontrar os outros 49 jovens embaixadores e me engajar nas experiências de trabalho voluntário e desenvolvimento de liderança que teremos", afirmou Kathyllen.

Na volta, com muitas experiências na bagagem, as duas querem se concentrar na preparação para fazer graduação nos Estados Unidos. A ABA irá oferecer bolsas de inglês e incentivar os sonhos de Maria Rita, que já passou por outra seleção para conseguir uma bolsa em universidades americanas. “Tenho interesse nas áreas de business, marketing e jornalismo”, adianta a garota.

Já Kathyllen revela que sonha em ser diplomata e, para chegar lá, quer começar estudando linguística nos Estados Unidos. Ela passou no vestibular de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, mas decidiu não cursar, a fim de se preparar melhor para seu objetivo.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário