GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de maio de 2022

MORTE DE BEBÊ

Bebê de 11 meses com doença respiratória grave morre em hospital no Recife

Emergência pediátrica do Barão de Lucena - Foto: Divulgação/SES-PE


Criança estava internada na emergência pediátrica com quadro de doença respiratória grave



Um bebê de 11 meses morreu, nessa segunda-feira (23), no Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ele havia sido admitido na unidade de saúde, no último sábado (21), com diagnóstico de bronquiolite viral aguda, anemia e pneumonia

No sábado, detalha a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o bebê foi internado na emergência pediátrica do HBL após ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado, também Zona Oeste da capital pernambucana, com quadro de insuficiência respiratória.

Na emergência do Barão de Lucena, o bebê foi intubado e colocado em ventilação mecânica. Segundo a SES-PE, o paciente estava com acesso venoso central, por onde recebia os medicamentos necessários para o tratamento.

Ainda de acordo com a secretaria estadual, na segunda, o bebê de 11 meses apresentou bradicardia, quadro de ritmo cardíaco abaixo do normal. Ele teve parada cardíaca e não respondeu com sucesso às manobras de reanimação, vindo a óbito.

A SES-PE também informou que o bebê era prematuro de 28 semanas e passou três meses internado em UTI neonatal.

"A direção da unidade se solidariza com a família nesse momento de dor e se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento", afirmou o hospital, em nota oficial.

Outros vírus
Dados apresentados pela SES-PE, na última quarta-feira (18), destacam que em crianças menores, de até dois anos de idade, a mesma faixa etária do bebê que morreu no Barão de Lucena, predomina o vírus sincicial respiratório (VSR), que corresponde a mais de 40% dos quadros. 

Nas crianças maiores, o rinovírus humano (HRV) corresponde a 20% dos casos na faixa etária entre 3 e 5 anos e 66% nas crianças entre 6 e 9 anos. 

A pasta não informou se o bebê passou por algum teste clínico para identificar o agente infeccioso que causou seu quadro clínico.

Crise de leitos
A morte do bebê no HBL ocorre em meio à fila de espera por leitos nas redes pública e privada de Pernambuco diante do grande aumento das doenças respiratórias entre bebês e crianças.

Os dados mais recentes da SES-PE, divulgados nesta terça-feira (24), indicam que há 69 bebês e crianças aguardando uma vaga por leitos, sendo 58 para UTI infantil e 11 para UTI neonatal. A taxa de ocupação está em 82% para UTI e 68% para enfermaria.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca que Pernambuco possui a maior rede para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças do Nordeste, com 280 leitos infantis, sendo 150 de UTI e 130 de enfermaria.

Em coletiva de imprensa, na última quarta-feira (18), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que esta sazonalidade de doenças respiratórias tem observado mais do que o triplo de solicitações por UTI em relação ao ano passado.

"Estamos vivendo um grande aumento de casos de doenças respiratórias, com maior grau de severidade e também frequência de solicitação de leitos, desta vez com foco nas crianças e predominância do vírus sincicial e rinovírus", afirmou Longo.

Nos últimos dias, o Governo do Estado abriu 60 leitos de UTI pediátrica, sendo 10 no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina; 10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; 10 na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda; 10 no Hospital de Regional de Palmares; e 20 na UPAE de Goiana. 

"Ainda nesta semana foi acertado, junto à rede contratualizada, outros 10 leitos no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guarapes, e 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros", citou a SES-PE. 

Ainda há a previsão da abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica no Imip, no Recife, na próxima semana.

"O Governo de Pernambuco vem trabalhando de forma permanente para ampliar a rede para atender este público, de forma descentralizada e regionalizada. Desde o ano passado, o número de vagas de UTI para crianças quase triplicou, passando de 56 leitos na sazonalidade de 2021 para 150 atualmente", afirmou a pasta, por meio de nota.

Nota da SES-PE na íntegra

Com relação ao óbito, a unidade informa que o bebê de 11 meses (paciente com passado de prematuridade - 28 semanas - e três meses de internamento em UTI neonatal) chegou à unidade de saúde em estado grave. Estava na UPA do Curado, sendo transferido para a emergência pediátrica do HLB no último sábado (21/05) com insuficiência respiratória. Foi internado de imediato, com diagnóstico de bronquiolite viral aguda, anemia e pneumonia. 

O paciente foi intubado e colocado em ventilação mecânica. O paciente já estava com acesso venoso central, por onde recebia as medicações. Nesta segunda (23), infelizmente, apresentou bradicardia, tendo parada cardíaca, sem resposta às manobras. A direção da unidade se solidariza com a família nesse momento de dor e se coloca à disposição para qualquer tipo de esclarecimento.

Por Portal Folha de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário