GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 28 de maio de 2022

ORIENTANDO A POPULAÇÃO

Prefeitura do Recife orienta população sobre risco de fortes chuvas neste fim de semana

Prefeito João Campos orientou moradores, em especial os que vivem em área de risco, a procurarem locais seguros



Após a divulgação do segundo aviso meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), prevendo pancadas de chuva de intensidade forte para a noite desta sexta-feira (27) e ao longo do sábado (28), a Prefeitura do Recife reforçou a orientação à população para procurar abrigo, seguir alerta com as precipitações e seguir as diretrizes da Defesa Civil. 

De acordo com a prefeitura, a orientação é para que as pessoas que vivem em áreas de risco, como morros e encostas, fiquem atentas às chuvas e procurem abrigos seguros, em caso de chuva forte, como a prevista para o início do final de semana. Segundo o prefeito João Campos, o objetivo é garantir a segurança e a vida das pessoas. 

Em ação de apoio às populações de risco, a Prefeitura disponibilizou vagas nos abrigos Irmã Dulce e Emergencial, para acolher moradores que desejam se proteger. 

“A nossa maior preocupação é garantir a segurança das pessoas. Seguiremos, aqui, monitorando e realizando as ações que esse momento exige”, disse o prefeito do Recife, João Campos.

Outra ação divulgada pela gestão municipal é a convocação de mais de 3 mil servidores municipais, para atuar em regime de plantão a partir desta sexta-feira. 

No início da tarde, a Prefeitura emitiu um alerta, via SMS, para mais de 32 mil famílias residentes em áreas de risco, para comunicar sobre a saturação do solo e da possibilidade de chegada de novas chuvas. O comunicado também orientou a população redobrar os cuidados e procurar um local seguro para se proteger.

“Estamos com a nossa equipe reunida, discutindo as ações da Prefeitura do Recife que atuam nos momentos de chuva, sobretudo em momentos de chuvas intensas. Como vocês já devem estar sabendo, a Apac emitiu um alerta com previsão de chuvas muito fortes, a partir da noite de hoje e em todo o fim de semana. Durante esse período, a nossa equipe estará mobilizada. São mais de 400 profissionais da Defesa Civil e outros 2.600 de outras áreas que estarão trabalhando para mitigar os possíveis impactos dessas chuvas”, afirmou o prefeito João Campos, realçando que as aulas de reposição da rede municipal de ensino, previstas para ocorrerem no sábado, estão suspensas.

A Prefeitura do Recife esclarece que há quase uma semana a cidade tem registrado chuvas de forte intensidade e poucos períodos de sol, fazendo com que o solo fique encharcado com água. 

Abrigo Municipal  

O Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José, teve o seu horário de abertura antecipado, em virtude das chuvas. Profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e da Assistência Social do município realizam buscas ativas dos usuários já identificados, cadastrados e encaminhados pelos Centros POP e transportando-os, por vans do município, para o local. No ambiente, que tem capacidade para acolher 100 pessoas, são oferecidas alimentação, kits de higiene pessoal, vestuário e apoio psicossocial por meio de equipe multidisciplinar.

No mesmo local, também há o Abrigo Emergencial para acolher famílias desabrigadas em função de tragédias. O ambiente dispõe de 20 leitos - com capacidade para atender seis pessoas do mesmo grupo familiar -, para acomodar famílias de forma individualizadas, com todo o apoio psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar, bem como estrutura com alimentação, kits de higiene pessoal e vestuário.

“Continuamos com os nossos abrigos, tanto o Irmã Dulce, quanto o da Travessa do Gusmão, abertos para receber pessoas em situação de rua e quem possam precisar desse apoio”, esclareceu o prefeito João Campos, em vídeo publicado nas redes sociais.

Ação Inverno 2022 

Para 2022, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário