GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 5 de maio de 2022

PORTO DE SUAPE

Pernambuco deverá retomar autonomia do Porto de Suape nos próximos meses

Divulgação/SEI

Durante uma reunião realizada com o Ministério da Infraestrutura, o Governo de Pernambuco recebeu a garantia de que o processo de retomada da autonomia do Porto de Suape será concluído nos próximos 60 dias.

De acordo com a pasta, o novo convênio de delegação de competência e retorno da autonomia na gestão dos contratos está em fase final de confecção pelo ministério. Assim, Suape deverá se tornar o terceiro porto do Brasil a receber essa credencial.

Segundo o ministro Marcelo Sampaio, o Porto reúne as condições para retomada da autonomia, alteradas a partir da Medida Provisória dos Portos, assinada em 2012. Além disso, Sampaio também destacou a retirada da Ilha de Cocaia dos limites físicos do Porto Organizado de Suape. A medida deverá possibilitar a instalação de um terminal de minério no local, viabilizando a conclusão da ferrovia ligando as jazidas do metal no Piauí e o ancoradouro pernambucano.

A informação foi celebrada pelo governador Paulo Cãmara, que participou da reunião ao lado do presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, do diretor de Planejamento do Porto, Francisco Martins, e do deputado federal Fernando Monteiro.

"Estamos avançando em pontos pelos quais lutamos há muitos anos. Tanto a viabilização da ferrovia, quanto a retomada da autonomia de Suape são ações importantes, que vão trazer mais desenvolvimento e empregos para o nosso estado", afirmou o gestor estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário