GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 29 de maio de 2022

REGIÃO METROPOLITANA

Olinda, Jaboatão e Paulista decretam
"situação de emergência" por causa das fortes chuvas

Deslizamento de barreira no Córrego do Abacaxi, em Caixa D´Água                                                                                                                                                                                      - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco


Até o momento, mais de 30 pessoas morreram em decorrência das chuvas desta semana



Os municípios de Olinda, Jaboatāo dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), decretaram, neste sábado (28), situação de emergência devido às consequências das fortes chuvas que atingem as cidades desde o início desta semana. 

Em Olinda, de acordo com o secretário de Defesa Civil do município, coronel Carlos D’Albuquerque, além de prever o reforço por parte de outras esferas da União, o decreto também possibilita mais rapidez nos processos de contratação de pessoas e compras de suprimentos e insumos. O decreto tem a duração prevista de 120 dias, podendo ser revogado ou prorrogado por igual período, dependendo da necessidade.

Em Jaboatão, o decreto, assinado pelo prefeito Mano Medeiros, foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado, garantindo mais agilidade à gestão municipal para tomar todas as medidas administrativas necessárias para minimizar os transtornos e apoiar a população. No município, foram registrados mais de 260 mm de chuvas, nas últimas 24 horas, maior índice em 30 anos, segundo a gestão municipal.

De acordo com a Prefeitura da cidade, o o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, em Jaboatāo, deverá estar na cidade neste domingo (29) para, ao lado prefeito, anunciar medidas emergenciais.

Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil de Jaboatão atendem mais de 500 chamados, dando prioridade aos casos de vítimas de queda de barreiras. Imóveis estão sendo interditados e os desabrigados acolhidos em abrigos, onde recebem alimentos, produtos de higiene e limpeza. Os desalojados são orientados se abrigarem em casas de familiares.

A gestão municipal também disponibiliza pontos para doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene e limpeza. Os locais de coleta são no Shopping Guararapes, das 9h às 20h, e na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade, das 8h às 20h.

A Defesa Civil do Jaboatāo orienta os moradores de áreas de risco a irem para locais mais seguros, pois estão previstos 100 mm de chuvas até este domingo (29). Casos de emergência podem ser comunicados pelos números 0800 281 2099 e 99195-6655.
A Prefeitura de Paulista também decretou situação de emergência na cidade devido às fortes chuvas. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. 

A medida foi tomada com o intuito de dar agilidade às ações do governo municipal no enfrentamento dos problemas, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos, e a iminente necessidade de amparar e auxiliar a parcela da população afetada.

O cidade convoca voluntários para reforçar as ações de reposta aos desastres e autoriza a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.
Mortes
Trinta e três pessoas morreram em decorrência das chuvas desta semana no Recife e Região Metropolitana. Somente neste sábado (28), foram confirmadas 28 mortes, que somadas as outras cinco registradas nos últimos dias, chegam ao total de 33 óbitos no Estado, segundo a Defesa Civil de Pernambuco.

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário