GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de junho de 2022

PANDEMIA

Pontos de testagem para Covid-19 em Pernambuco registram alta demanda

Movimentação no ponto de testagem da Fusam                                                                                                                                                                                                               - Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco


Na antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), no Recife, a procura por testes é grande e filas se formam no local



Com o aumento de pessoas com sintomas gripais e de casos de Covid-19 em Pernambuco, filas se formam nos pontos de testagem para a doença disponibilizados pelo Governo do Estado e pelas prefeituras. Na antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), no Recife, a procura por testes é grande e as pessoas que necessitam de atendimento precisam esperar mais para realizar a testagem. 

Grandes esperas 

A arquiteta e urbanista Larissa Castro, de 27 anos, aguardou mais de uma hora e meia para fazer o teste na fundação nesta quinta-feira (16). Ela começou a sentir os sintomas da doença e logo foi fazer a testagem. 

“Graças a Deus deu negativo, agora me sinto mais tranquila. Estou vacinada com as três doses, aguardando ansiosamente a quarta. O atendimento foi organizado, mas ainda muito lento. Eu passei mais de uma hora e meia aguardando todo o processo de fazer o cadastro, fazer o teste e aguardar o resultado. Eu não esperava encontrar tanta gente, é realmente alarmante e mostra que os casos estão aumentando bastante. Eu já retomei o uso da máscara há um tempo e agora vou reforçar ainda mais para tentar controlar mais esse número”, destacou Larissa. 

A diarista Ana Paula Barbosa dos Santos, de 50 anos, também realizou o teste no mesmo local e se diz mais tranquila com o resultado negativo. A espera também foi grande para realizar o teste. 

“Não queria correr o risco de contaminar outras pessoas. Uma das pessoas que convivo não pode de jeito nenhum ter contato; a imunidade dela é muito baixa. Foi um pouco burocrático para preencher o formulário, porque a demanda é grande, mas o teste em si foi rápido. Agora eu estou tranquila para trabalhar, ir para as casas sem medo e sem culpa”, pontuou Ana Paula. 

Municípios abastecidos 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), periodicamente, os municípios pernambucanos estão sendo abastecidos com testes rápidos de antígeno

“As entregas são realizadas semanalmente no intuito das gestões municipais fortalecerem suas estratégias de testagem, proporcionando rotineiramente o acesso ao exame em locais próximos às residências dos munícipes, em unidades básicas de saúde, policlínicas e outros espaços públicos onde há grande circulação de pessoas”, diz a nota.

“É importante ressaltar que, desde o início da pandemia, a gestão estadual ofertou todo o suporte necessário aos municípios, investindo em pontos fixos de testagem e programas itinerantes, como o TestaPE”, acrescentou. 

Locais de testagem

Atualmente, o Governo do Estado oferece quatro pontos de testagem para Covid-19 por demanda espontânea

Na Fusam, localizada na Praça Oswaldo Cruz, nº 359, no bairro da Boa Vista, a população pode realizar o teste de domingo a domingo, das 08h às 17h. Já no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), na Várzea, o atendimento também funciona todos os dias e o horário é das 08h às 18h. Na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), localizada na avenida Afonso Olindense, nº 1513, também na Várzea, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. No local, a população também pode marcar o atendimento pelo aplicativo ou site do Atende em Casa

Para os passageiros em desembarque e funcionários do Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes - Gilberto Freyre, na Imbiribeira, a testagem também funciona todos os dias, das 8h às 17h.

Além dos locais disponibilizados pelo governo estadual, as prefeituras oferecem pontos de testagem para a doença atendendo os munícipes de cada localidade. No Recife, sete locais para testagem estão disponíveis para os moradores da capital pernambucana, todos mediante agendamento pelo Conecta Recife. De acordo com a Sesau, ainda não há previsão de novos pontos serem abertos para a população.


Por Laura Machado e Tarsila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário