GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 2 de junho de 2022

SÃO JOÃO NO RECIFE

Prefeitura confirma São João do Recife com novo calendário

[1250] São João do Recife - Foto: Andrea Rego Barros/divulgação/PCR


Novas datas deverão ser anunciadas pela Prefeitura do Recife em breve



Reunião com o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, uma comissão formada pelos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Cida Pedrosa (PcdoB) e Marco Aurélio Filho (PRTB), artistas, produtores e representantes do setor cultural, nesta quarta-feira (1), pactuou a realização do São João do Recife com novo calendário ainda não definido. As novas datas deverão ser anunciadas em breve.

"Foi uma conversa muito bacana, muito honesta e republicana. O secretário nos assegurou que o ciclo junino está mantido, mas deve haver um reajuste de datas. Não se sabe ainda se começará no final de junho ou no início de julho, mas ele entende que deverá haver seu início o mais breve possível. Os acordos com as agremiações e com as quadrilhas serão mantidos", relatou o vereador Ivan Moraes (PSOL).

"A festa poderá acontecer ainda no primeiro semestre. A cadeia produtiva da cultura será contemplada com os recursos anteriormente orçados. O anúncio das novas datas será feito até segunda", detalhou Ivan Moraes, no Twitter.

"Saindo de reunião com o secretário Ricardo Mello com a esperança renovada! Recife terá seu Ciclo Junino sem prejuízos à cadeia produtiva. Anúncio oficial ocorrerá na próxima semana", postou Cida Pedrosa.

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura do Recife confirmou a informação divulgada pelos parlamentares. Segundo a pasta, nesta quinta-feira (1) haverá a publicação, no Diário Oficial, do resultado dos recursos do edital para credenciamento de atrações artísticas para o São João. O formato do evento se adequará à situação dos bairros que foram atingidos pelas chuvas.

Confira a nota, na íntegra:

"A Secretaria de Cultura do Recife esteve reunida, hoje, com representantes do ciclo junino (artistas, quadrilhas e produtores) e da Câmara Municipal. Na ocasião, foi reafirmado o compromisso e atenção com o segmento, confirmando que a suspensão das festividades frente à maior tragédia climática dos últimos 50 anos refere-se ao período tradicional do ciclo, que já se iniciaria nos próximos dias. A Prefeitura do Recife está redesenhando o formato previsto e o cronograma, se asseguradas as condições, mantendo como foco prioritário, no momento, o atendimento à população atingida pelos efeitos das chuvas.

Portanto, a realização do São João 2022, com apresentações musicais e concursos de quadrilhas juninas, terá calendário alternativo, que vem sendo discutido pela equipe da gestão municipal da cultura e representações do ciclo junino. As primeiras informações pactuadas devem ser divulgadas nos próximos dias e já foi garantida a sequência ao pagamento das subvenções às quadrilhas, que já havia sido iniciado. Amanhã haverá a publicação, no Diário Oficial, do resultado dos recursos do edital para credenciamento de atrações artísticas para o São João.

Ainda que o formato não seja o padrão dos festejos juninos, pelo período e a necessidade de observar a situação nos bairros mais atingidos pela tragédia das chuvas, o que terá implicação no calendário a cumprir, a cadeia produtiva do ciclo estará contemplada, conforme previsto no planejamento original".

Entenda
Na última segunda-feira (30), o prefeito João Campos suspendeu as festividades  do Ciclo Junino, incluindo o São João e São Pedro, e anunciou que os recursos da ordem de R$ 15 milhões da festa seriam remanejados para as ações emergenciais em decorrência das chuvas.

A decisão foi questionada por artistas e produtores culturais que se mobilizaram nas redes sociais e se reuniram, nesta quarta-feira (1), na Câmara do Recife. Uma comissão foi recebida pelo secretário de Cultura do Recife Ricardo Mello.



 Por Juliano Muta

Nenhum comentário:

Postar um comentário