GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de junho de 2022

SEMPRE DEFENDENDO MARGINAIS

Lula revela que procurou Calheiros e FHC para libertar sequestradores de Abílio Diniz

Lula Foto: EFE/André Coelho


Petista deu declarações nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que procurou o senador licenciado Renan Calheiros (MDB) e o ex-chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para libertar os sequestradores do empresário Abílio Diniz da prisão.

Diniz foi sequestrado em 1989. O pedido de Lula teria ocorrido em 1998. As informações são do PODER360.

Os sequestradores eram argentinos, chilenos, canadenses e também havia um brasileiro. Os canadenses foram extraditados em 1998, após acordo com o Canadá.

O petista relembrou o caso durante um evento de pré-campanha em Maceió (AL).

– Esses jovens, que tinham argentinos, tinha gente da América Latina, ficaram presos 10 anos. Teve um momento que eu fui conversar com o Fernando Henrique Cardoso porque eles estavam em greve de fome e iam entrar em greve seca [ficar sem comer e beber]. A morte seria certa. Aí então eu fui procurar o ministro da Justiça chamado Renan Calheiros.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou Calheiros para comandar o Ministério da Justiça em 1998. O cargo foi ocupado por ele até 1999.

Segundo Lula, o então ministro o aconselhou a conversar com FHC. De acordo com o petista, Cardoso pediu em troca uma ajuda para que a greve de fome fosse encerrada.

– E eu fui na cadeia no dia 31 de dezembro conversar com os meninos e falar: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim, vocês vão ter de garantir pra mim, que vão acabar com a greve de fome agora e vocês serão soltos’. Eles respeitaram a proposta, pararam a greve de fome e foram soltos. E eu não sei aonde que eles estão agora.

No início de 1999, os estrangeiros foram extraditados e o brasileiro recebeu indulto.

Pleno.News

Nenhum comentário:

Postar um comentário