GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 15 de junho de 2022

SPORT - LIGA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Em pé de guerra no debate da Liga, clubes pedem Estatuto do Futebol na Câmara dos Deputados

"Os clubes apresentaram uma série de demandas e eu fiquei de avaliá-las", disse Felipe Carreras (Foto: GENILSON FRAZÃO)


Liderados pelos presidentes do Atlético-MG, Sérgio Coelho, e do Sport, Yuri Romão, os times apresentaram demandas na Câmara dos Deputados


Almoço com senadores em uma churrascaria no Setor de Clubes Sul e audiência no Congresso Nacional. Assim foi o dia da caravana de 15 dos 25 clubes contrários à Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e apenas um dos 13 favoráveis — o Guarani — pela capital do país nesta terça-feira. Liderados pelos presidentes do Atlético-MG, Sérgio Coelho, e do Sport, Yuri Romão, os times apresentaram demandas aos parlamentares em uma reunião de duas horas na Câmara dos Deputados sobre a atualização da Lei Pelé. 

O blog Drible de Corpo apurou que uma das principais propostas do grupo na capital é a criação de um Estatuto do Futebol Brasileiro, uma lei específica que dê tratamento diferenciado ao esporte bretão nas discussões da nova Lei Geral do Esporte (LGE), cujo texto foi aprovado no senado na semana passada e tramita na Câmara. Os cartolas alegam que a indústria da bola tem mais relevância no país em relação às demais modalidades. 

Os dirigentes pedem equilíbrio financeiro em um dos temas mais polêmicos da criação da Liga — a divisão das cotas de televisão. A demanda foi levada ao relator da atualização da Lei Pelé na Câmara, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE). “Os clubes apresentaram uma série de demandas e eu fiquei de avaliá-las para discutirmos em um novo encontro na próxima semana. A CBF não esteve, mas enviou sugestões”, disse Carreras ao blog Drible de Corpo

A peregrinação por Brasília começou na hora do almoço em um encontro com os senadores Rafael Tenório (MDB-AL) e Eduardo Girão (Podemos-CE) na churrascaria Steak Bull, à beira do Lago. Os dirigentes reclamaram de não terem sido ouvidos no processo de discussão da nova Lei Geral do Esporte no senado. De lá, seguiram para o Congresso Nacional.  

Embora os clubes tenham tentado dissociar a passagem por Brasília do debate acirrado pela criação da liga, a lista dos integrantes deixa claro que a maioria dos clubes presentes na capital pertence ao bloco rival da Libra. Dos 25 times opositores, 15 enviaram representantes ao DF: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Fluminense, Fortaleza, Goiás, CSA, CRB, Londrina, Sport, Vila Nova e Figueirense.

Dos 13 signatários da Libra, apenas o Guarani participou do encontro. Botafogo. Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco não foram ao encontro, mas são esperados no próximo encontro. “Levamos a eles algumas sugestões para reforma da Lei Pelé e fomos ouvidos por cerca de duas horas. Mas não tem nada de liga misturado nisso. Liga é outra pauta”, disse ao blog o presidente do Atlético-MG, Sergio Coelho. Parlamentares como Fred Costa (Patriota-MG), Marcelo Aro (PP-MG) e Felício Laterça (PP-RJ) foram à audiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário