GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 22 de julho de 2022

CLUBES PERNAMBUCANOS NA SÉRIE B

 OS DESAFIOS DE SPORT E NÁUTICO

Concluída a última rodada do primeiro turno do Brasileiro da Série B, é hora de se passar a régua e fechar o balanço da fase inicial. Vale lembrar que, as equipes que têm como meta o acesso à Série A, tomam por base a soma de 19 vitórias e 8 empates como sendo o coeficiente que assegura a conquista do objetivo. Em 2021 o Avaí conquistou a quarta vaga de acesso com 64 pontos e 18 vitórias. Na parte de baixo da tabela, o ponto de corte ficou com o Londrina que contabilizou 44 pontos e somou 11 vitórias.

Se fizermos uma projeção tomando por base os números da competição passada, e observamos que, Sport e Náutico precisam rever seus objetivos, e terão que traçar novos focos na disputa do returno, que já começa nesta sexta-feira.

Não é regra, mas, observamos que, nas edições anteriores, os quatro clubes que fecharam o primeiro turno no G4, a maioria conquistou o acesso no final do campeonato. Dentro desta lógica, Cruzeiro, Vasco, Bahia e Grêmio, que ocupam os primeiros lugares na tabela de classificação, após a disputa da última rodada do turno, estão creditados para voltarem à Primeira Divisão Nacional.

O clube mineiro fechou o turno com 42 pontos e 13 vitórias. Em 2021 o Cruzeiro terminou o campeonato com 48 pontos, tendo somado apenas 10 vitórias nos 38 jogos disputados. O Vasco, que atualmente está na vice-liderança do campeonato com 35 pontos e 9 vitórias, também fez uma campanha de manutenção em 2021, tendo contabilizado 49 pontos e 13 vitórias em 38 partidas disputadas.

Grêmio e Bahia, a exemplo do Sport, disputaram a Série A na temporada passada. Gaúchos e baianos têm grandes chances de concretizarem o projeto de um bate e volta, ou seja, cair em um ano e subir na temporada seguinte.

O Sport cometeu muitos erros na montagem do grupo para a temporada 2022. Os treinadores que estiveram no comando do time leonino conseguiram estabilizar o setor defensivo, mas não conseguiram acabar com a inoperância do ataque. Na realidade, as opções ofensivas não têm qualidade, razão pela qual time leonino fechou o turno com 27 pontos e apenas 6 vitórias. Para alimentar o sonho do acesso, os rubro-negros teriam que, no returno, contabilizar mais 37 pontos e somar mais 12 vitórias. Para um time que marcou apenas 12 gols em 19 partidas, a missão é quase impossível.

O Náutico fechou turno no indesejado Z4, ou seja, no grupo formado pelos que estão creditados ao descenso. Os alvirrubros contabilizaram 18 pontos e venceram apenas 4 jogos em 19 disputados. Para se livrar do rebaixamento, tomando por base os números da edição de 2021, o Timbu vai precisar somar 26 pontos no returno. Não chega ser um desafio gigantesco, uma vez que irá disputar 57 pontos, contudo, o futebol apresentado nas últimas partidas não leva o torcedor a bons sentimentos.

CLAUDEMIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário