GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 11 de julho de 2022

COVID-19

Por baixa procura, Prefeitura do Recife desativa centro de testagem aberto há menos de um mês

Centro de testagem para Covid no antigo Sesi da Mustardinha durou menos de um mês                                                                                                                                                  - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco


Unidade funcionou até este domingo (10) no antigo Sesi da Mustardinha, no bairro do Bongi. Número de testes realizados caiu 32% em duas semanas.



Após um período de alta, a transmissão de Covid-19 em Pernambuco começa a emitir algum sinal de melhora. Pelo menos, essa é a mensagem que se compreende depois do mais recente anúncio feito pela Prefeitura do Recife, que decidiu desativar, neste domingo (10), o centro de testagem localizado no antigo Sesi da Mustardinha, no bairro do Bongi, na Zona Oeste. O fechamento da unidade se dá menos de um mês depois da abertura do espaço, no dia 18 de junho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a desmobilização do ponto de testes foi motivada pela redução da procura por exames. “Para se ter ideia da diminuição, das cerca de 5.500 vagas disponíveis para realização dos testes de Covid-19 no município, pouco mais de 2.100 foram preenchidas na última sexta-feira”, informou a pasta por meio de nota.

Queda nos testes

Outro motivo alegado pelo órgão é que a proporção de resultados positivos em relação ao total de testes realizados apresentou um recuo: de 26,2% (5.551 casos para 21.204 exames) na semana de 26 de junho a 2 de julho para 22,4% (3.224 infecções para 14.409 testes) entre os dias 3 e 9 deste mês. Com isso, a queda na realização de testes nesse período chega a 32%.

Agora, o município segue com oito centros de testagem em funcionamento: os das Upinhas Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério) e Vila Arraes (Várzea), os das Policlínicas Arnaldo Marques (Ibura) e Waldemar de Oliveira (Santo Amaro), que abrem de segunda a sexta-feira; e os do Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), do Centro de Saúde Professor Mário Ramos (Casa Amarela) e do Parque Dona Lindu (Boa Viagem), abertos de domingo a domingo.

Para ter acesso ao exame de Covid, a população deve fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife, na aba "Vamos Testar".

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário